Em um jogo bastante movimentado, Grêmio e São Luiz empataram por 2 a 2 na noite de desta quarta-feira (31), no Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, pela oitava rodada do Gauchão. Léo Pereira abriu placar para o Tricolor, que sofreu a virada com gols de Xuxa e Paulinho. Léo Chú saiu do banco para evitar a derrota do time reserva gremista no segundo tempo.
Com o empate, o Grêmio vai a 14 pontos e mantém a segunda posição do Gauchão. O Tricolor poderá assumir a liderança na próxima rodada, quando terá pela frente o Inter, no Gre-Nal marcado para as 22h15min de sábado, na Arena.
Um dos destaques da partida e que certamente será titular no Gre-Nal de sábado, o goleiro Brenno avaliou como positivo o ponto conquistado contra o São Luiz.
— Foi um jogo muito difícil. O time adversário é muito bom, o gramado não ajudava, iluminação escura. Mas precisávamos passar pelas adversidades. Precisávamos da vitória, mas o empate foi bom. Agora é continuar trabalhando, concentrado para o clássico. Vamos trabalhar para fazer um grande clássico — projetou.
Outro destaque da noite foi Léo Chú, que saiu do banco logo após a virada do São Luiz e marcou o gol que garantiu o ponto para o Grêmio.
— Fico muito feliz pelo meu gol no clube do coração, vinha me cobrando muito. Que seja o início de uma trajetória linda aqui no clube. Falei que me cobro muito, hoje Deus me abençoou, espero dar uma sequência na temporada — afirmou o atacante que disputou o último Brasileirão emprestado pelo Ceará.
Comandante do Grêmio em Passo Fundo na ausência de Renato Portaluppi, o auxiliar Alexandre Mendes explicou a decisão de escalar a equipe com três volantes em Passo Fundo.
— Foi uma avaliação feita em função do que adversário iria nos propor. Sabíamos também que enfrentaríamos um campo pesado. Precisávamos ter um meio-campo mais forte, combativo, mas sem perder a criatividade. O Darlan e o Bobsin têm essa qualidade para municiar a zona ofensiva. No geral, o empate foi o placar mais justo. Eles tiveram boas chances. Nós também tivemos — avaliou.
Questionado sobre o desempenho de alguns dos jogadores experientes escalados, casos de Victor Ferraz, David Braz e Everton, Alexandre Mendes citou o fato deles terem feito o primeiro jogo depois da volta do período de folga.
— Nós temos que avaliar com mais precisão, cinco ou seis atletas nem haviam atuado em 2021. Temos de avaliar com mais tranquilidade nessa relação da equipe mais nova com a equipe mais velha, não podemos fazer uma avaliação tão criteriosa — citou.
Alexandre Mendes também foi questionado sobre o Gre-Nal e deixou aberta a possibilidade da comissão técnica preservar jogadores pensando no Independiente del Valle. O auxiliar de Renato reconheceu o tempo curto entre o clássico e o jogo da Libertadores como um problema para o planejamento do Grêmio.
— O ideal é jogar uma vez por semana, até para termos tempo de correção. Contra o Inter, teremos erros e acertos, e o ideal era ter uma semana para trabalhar isso. Infelizmente, não conseguiremos fazer isso, atropelam-se as datas — pontuou.