O Grêmio não conseguiu o hexacampeonato da Copa do Brasil. Após perder por 1 a o no jogo de ida, o Tricolor foi superado novamente pelo Palmeiras, desta vez pelo placar de 2 a 0, em São Paulo, e ficou com o vice da competição. Ao final da partida, o técnico Renato Portaluppi lamentou a perda do título, mas buscou valorizar o trabalho realizado no clube gaúcho.
— Em primeiro lugar, é preciso pedir desculpas para a torcida do Grêmio. Estávamos apostando muito neste título, mas infelizmente não conseguimos dar essa alegria a eles. Eu tive uma conversa muito grande com o grupo no vestiário. Temos garotos que vão continuar nos ajudando. Vamos continuar trabalhando a base. É dar continuidade ao trabalho. Dois clubes chegaram na final e somente um deles pode ganhar — destacou.
Mais sucinto nas respostas e sem criar frases de efeito, Renato foi questionado a respeito de escolha por Thaciano como titular, com Jean Pyerre indo para o banco de reservas.
— O Thaciano faz parte do grupo de Grêmio. Ele jogou pelo lado, com o Alisson pelo meio. Nós tentamos. O Pinares não estava inscrito. O Jean Pyerre caiu bastante de produção. Procurei fazer de tudo nessa partida, mudei algumas peças. Até tivemos algumas oportunidades, principalmente aquele com o Pepê no início, mas não matamos — pontuou.
Por fim, Renato evitou tratar o resultado contra os paulistas como uma tragédia. Na próxima quarta-feira (10), o Grêmio entra em campo pela partida de ida da segunda fase da pré-Libertadores, contra o Ayacucho, do Peru, na Arena.
— Na final, qualquer uma das equipes que chega pode ganhar. O Palmeiras não teve grandes atuações, mesmo sendo uma equipe que investiu bastante. Muita gente acha que está tudo errado, mas não é assim. No Brasil, temos vários times que brigam pelos títulos, mas só alguns vão ganhar. O resto não presta? É preciso ter calma nessa hora — concluiu.