O meio-campista Michel, emprestado para o Fortaleza na última temporada, deve ser utilizado pelo técnico Renato Portaluppi em 2021. Logo que foi para o Ceará, em fevereiro, o jogador sofreu uma lesão no joelho esquerdo, que o tirou dos gramados. Com o início da pandemia, sua cirurgia prevista para março foi adiada e realizada em agosto.
De volta ao Grêmio, fez parte de sua recuperação em Porto Alegre e, conforme o último boletim médico divulgado pelo Tricolor, já iniciou os trabalhos com a preparação física no campo e deve ficar à disposição do treinador assim que estiver fisicamente pleno para atuar.
Ainda que o clube esteja no mercado em busca de um camisa 5, com o nome de Rafael Carioca, do Tigres, especulado nos últimos meses, Michel fará parte do elenco do Tricolor. Ele será uma das opções de Renato para a posição, que conta com Lucas Silva, Matheus Henrique, Maicon, Darlan e agora os jovens Lucas Araújo e Fernando Henrique.
Michel tem contrato com o Grêmio até o fim de 2022. Sua última partida pelo clube ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2020, na derrota do Fortaleza para o Confiança, pela Copa do Nordeste. Foram seis jogos pelo time cearense, cinco deles como titular – em todos atuou como zagueiro.
Michel chegou a Porto Alegre em 2017, após se destacar pelo Atlético-GO, e além de ajudar na conquista do título da Libertadores daquele ano ainda foi um dos eleitos do prêmio Bola de Prata Placar/ESPN, como melhor volante do Campeonato Brasileiro. Com a camisa gremista, ainda participou dos títulos da Recopa Sul-Americana de 2018 e do bicampeonato gaúcho de 2018 e 2019. No Tricolor, ele fez 114 jogos e marcou oito gols.