O meia do Grêmio, César Pinares, 29 anos, aproveitou as férias em Garopaba, Santa Catarina, antes de apresentar-se para a seleção chilena. O jogador contratou uma dupla de preparadores físicos para reforçar sua performance. Pinares fez quatro dias de atividades antes de viajar a Santiago do Chile na segunda-feira (22), onde mostra serviço ao novo técnico da equipe no amistoso com a Bolívia, na sexta. Ele deve voltar ao Tricolor no domingo (28).
Os educadores físicos Daniel Gustavo da Silva, 27 anos, e Hudson Teixeira, 37, foram indicados pela proprietária do imóvel que Pinares e a esposa alugaram para descansar. A dupla tem passagem pelo futebol regional e está acostumada a trabalhar com atletas profissionais do litoral sul catarinense.
— Quando ele (Pinares) nos ligou, deixou bem claro o que queria. Por estar de férias e ser convocado na primeira seleção do novo treinador, disse que se motivou para chegar melhor preparado. Não queria se apresentar estando há 10 dias sem nenhuma atividade — explica Daniel, natural de Novo Hamburgo, radicado em Garopaba.
Entre a quarta-feira (17) e o domingo (21), treinos de força e resistência foram passados a Pinares. O desempenho do atleta tanto no estúdio de treinamento quanto na areia pesada da Praia da Silveira os surpreendeu.
— Quinta e sexta foram os principais treinos. Avisei que ia ser puxado e que ele ia terminar o dia sem dar risada. mas não foi suficiente. Ele chegou ao fim dos dois dias sobrando, dando pique igual a nós na areia fofa — brinca o treinador gaúcho, que é especialista em fisiologia do exercício.
— Ele está bem acima da média, principalmente em relação à força — complementou Hudson, que antes de ser preparador foi jogador de futsal e futebol 7.
A intensa carga física foi intercalada por futevôlei e momentos de descontração, levando em conta os relatos da pressão psicológica acumulada da temporada. Falante de "um portunhol suficiente", Daniel conta que o jogador conversou abertamente sobre os objetivos para 2021, e se mostrou muito humilde ao seguir todas as indicações dos treinadores.
— Comentou que está focado para fazer um ano melhor que o de 2020, que quer jogar e aparecer mais, tanto na seleção chilena quanto no Grêmio. Está pensando em brigar por vaga na Copa do Mundo do ano que vem, quer estar muito bem toda temporada — revela o preparador físico.
A prefeitura de Garopaba reforçou a fiscalização nas ruas e praias da cidade. Para a Páscoa, é previsto barreira sanitária nas entradas do município. Apenas moradores ou turistas que apresentem teste PCR negativo podem ingressar na região. Cesar Pinares e os treinadores utilizaram a areia da praia apenas nos dias de semana, quando o movimento é menor.
O meia deixou Santa Catarina no domingo e se apresentou à seleção do novo técnico uruguaio Martín Lasarte na segunda, com escala em Porto Alegre. Ele e Carlos Palacios, reforço recém apresentado pelo Inter, se preparam para a partida amistosa contra a Bolívia, na sexta-feira (26).
O jogo será em Rancágua, cidade que fica cerca de 85 km ao sul da capital Santiago. O Chile é o país que mais vacinou proporcionalmente a população nas Américas, mas enfrenta uma segunda onda de contágios e restrições de circulação na região metropolitana, onde mais da metade dos habitantes estão concentrados. O Campeonato Chileno 2020 terminou em 17 de fevereiro, e o de 2021 tem previsão de início no sábado (27).
As eliminatórias estão temporariamente suspensas pela Conmebol por conta dos altos índices de contágio da pandemia no continente. O Chile ocupa a sexta colocação com quatro pontos em quatro jogos.