A cidade de Bento Gonçalves recebeu na tarde desta sexta-feira (12) um dos seus filhos mais ilustres. Pela primeira vez na carreira, Renato Portaluppi visitou na condição de treinador a terra onde viveu a maior parte de sua infância e adolescência. Curiosamente, o ídolo do Grêmio deu os primeiros passos como jogador justamente no Esportivo, adversário gremista deste sábado (13).
Embora esteja no seu sétimo Gauchão como técnico tricolor, Renato nunca enfrentou o Esportivo em Bento. Em 2011, 2017, 2018 e 2019, o Esportivo estava na Divisão de Acesso e por isso não enfrentou o Grêmio. Já em 2020, a equipe gremista, sob o comando de Renato, goleou a equipe serrana por 5 a 0. Só que o jogo foi em Porto Alegre.
Natural de Guaporé, o maior ídolo da história gremista mudou-se ainda criança para Bento Gonçalves, onde trabalhou como entregador de pães e montador de móveis, além de atuar na base do Esportivo. Em 1979, com 17 anos, foi lançado na equipe principal pelo técnico Valdir Espinosa, que dois anos depois o levaria ao Grêmio, onde ambos entrariam para história com os títulos da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes de 1983.
Contudo, Renato não irá visitar o histórico Estádio da Montanha, onde deu os primeiros passos como jogador. Afinal, hoje o Esportivo manda os seus jogos no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, inaugurado em 2004, quando o ídolo já estava radicado no Rio de Janeiro, cidade onde reside desde o fim dos anos 80.