A janela de transferências internacionais se abriu oficialmente nesta segunda-feira (1°). Assim, os clubes brasileiros estão autorizados a buscar reforços no Exterior até o dia 23 de maio.
Por isso, GZH aponta cinco nomes que já vestiram a camisa do Grêmio e poderiam voltar a servir para o time de Renato Portaluppi. Nomes de jogadores que pertencem a clubes brasileiros também figuram na lista. Confira:
1) Lucas Leiva
Cria da base do Grêmio, o retorno de Lucas Leiva é muito sonhado pelo torcedor gremista.O volante ficou 10 anos no Liverpool, da Inglaterra, para então ir a Lazio, da Itália. Pelo time italiano, já são quatro temporadas. Em suas entrevistas, o jogador sempre fala com carinho do Tricolor, exalta sua gratidão pelo clube gaúcho e nunca descartou voltar ao Grêmio para, por exemplo, encerrar sua carreira.
Em 2022, o contrato de Lucas Leiva se encerra na Lazio. E aí torcedor gremista, o Lucas teria espaço para voltar ao time gremista?
2) Walace
Revelado no Grêmio e campeão da Copa do Brasil com a equipe em 2016, o volante já defendeu três equipes desde que chegou à Europa no começo de 2017 — Walace não conseguiu se firmar em nenhuma delas. Com 25 anos, o jogador tem bastante imposição física e bom passe, podendo atuar como um primeiro volante no time de Renato.
Atualmente está na Udinese, e seu contrato com a equipe italiana vai até 2024, mas o jogador poderia desembarcar por empréstimo em Porto Alegre.
3) Rafael Carioca
Rafael Carioca foi revelado pelo Grêmio em 2008, quando o Tricolor foi vice-campeão brasileiro. Titular da equipe comandada por Celso Roth, deixou o clube ao final daquele ano, vendido ao Spartak Moscou. Depois, ainda jogou no Vasco e Atlético-MG, até desembarcar no Tigres, em 2017.
Antigo interesse do Tricolor, que fez sondagens por ele em 2018 e 2020, o jogador tem contrato com o time mexicano até 2023. No entanto, um empréstimo não é um cenário impossível.
4) Fernando
Revelado no Grêmio em 2009, o volante teve sua ascensão em 2012 e foi campeão da Copa das Confederações em 2013 com a Seleção Brasileira. Atualmente no Beijing Guoan, da China, Fernando está parado. Devido à pandemia de coronavírus, o país asiático não retomou seus eventos esportivos.
O jogador se transferiu do Spartak Moscou em 2019 e, até então, atuou em apenas 26 partidas e marcou apenas quatro gols.
5) Pedro Rocha
Após não conseguir vingar nos empréstimos ao Cruzeiro e Flamengo nas duas últimas temporadas, o atacante Pedro Rocha retornou ao Spartak Moscou, da Rússia, admitindo que pensa um dia em voltar ao Grêmio.
O jogador foi um dos heróis do título da Copa do Brasil de 2016. No primeiro jogo, no Mineirão, marcou dois gols sobre o Atlético-MG na vitória por 3 a 1. Inclusive, tem uma estátua em Porto Alegre que faz alusão à conquista.