Além da troca na preparação física e da busca por reforços, o time do Grêmio passará por outras mudanças no início da temporada 2021. Pelo menos cinco atletas pouco utilizados em 2020 devem ser mais aproveitados pelo técnico Renato Portaluppi. Os principais são o lateral-direito Vanderson e o meia Pinares.
Vanderson, 19 anos, já foi titular na derrota para o Palmeiras, no jogo de volta da final da Copa do Brasil. Além de estar mais inteiro fisicamente do que o titular Victor Ferraz, o jogador agradou pelo rendimento técnico e seguirá na equipe nos próximos jogos.
Já Pinares, 29 anos, só não foi titular na decisão por não estar inscrito na competição. Contudo, o chileno será escalado já na partida contra o Ayacucho-PER, na quarta (10), pela segunda fase da Libertadores. O jogador desbancou Jean Pyerre, que já havia perdido a posição para Thaciano no jogo contra o Palmeiras.
Há ainda outros três atletas que também devem ganhar mais oportunidades, embora não de forma tão imediata.
Atual quarto goleiro do grupo, o jovem Brenno, 21 anos, será mais utilizado e deve inclusive ser o reserva imediato de um titular que ainda será contratado. Já o atacante Ferreira, 23 anos, ainda não conquistou Renato a ponto de virar titular, mas também deve ser uma alternativa mais assídua na equipe.
Outro atleta bastante elogiado e que também receberá uma chance é o atacante Léo Chú, 20 anos, que voltou de empréstimo do Ceará e já foi inscrito na Libertadores.