A classificação do Palmeiras à final da Libertadores, definida nesta terça-feira (12), acaba com a possibilidade de as finais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, serem realizadas nas datas inicialmente previstas. Assim, as duas partidas da decisão não serão mais de 3 e 10 de fevereiro.
O calendário, porém, ainda não está definido. Isso porque os dias dos jogos das finais do torneio dependem do resultado do Palmeiras na decisão da Libertadores. Ou seja, se o Verdão conquistar a América e, consequentemente, garantir vaga no Mundial de Clubes, as finais da Copa do Brasil serão transferidas para os dias 28 de fevereiro e 7 de março. Mas, caso o time paulista fique com o vice continental, os jogos da decisão, contra o Grêmio, serão em 11 e 17 de fevereiro.
Por isso, o Tricolor terá de aguardar o resultado da final da Libertadores, que será entre Palmeiras e o vencedor do confronto entre Santos e Boca Juniors. A decisão em jogo único será no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Mesmo sem saber as datas, a CBF anunciou que o sorteio para definir o mando de campo das finais da Copa do Brasil será realizado na quinta-feira (14), às 11h30min, na sede da entidade, no Rio. Assim, será possível saber se o Grêmio decidirá na Arena ou se o segundo jogo será em São Paulo.
Os cenários:
Palmeiras campeão da Libertadores:
- Jogo de ida da final da Copa do Brasil em 28 de fevereiro
- Jogo de volta da final da Copa do Brasil em 7 de março
Palmeiras vice-campeão da Libertadores:
- Jogo de ida da final da Copa do Brasil em 11 de fevereiro
- Jogo de volta da final da Copa do Brasil em 17 de fevereiro