Apesar da derrota por 1 a 0 no jogo de ida, na Arena, os torcedores do São Paulo e a imprensa paulista demonstram otimismo para o confronto com o Grêmio, nesta quarta-feira (30), pela semifinal da Copa do Brasil. Para parte da crônica local, a boa campanha e a forte possibilidade de título do Brasileirão tiram a pressão do time de Fernando Diniz.
— Uma eliminação para o Grêmio não seria o fim do mundo para o São Paulo. Mas há bastante confiança pela boa fase do time — relata o repórter do Grupo Globo, André Hernan.
O jornalista elogia também a capacidade do técnico Fernando Diniz, psicólogo de formação, em trabalhar o emocional dos jogadores, algo considerado importante em um mata-mata.
— O Diniz tem a capacidade de extrair o melhor do elenco. Os jogadores entenderam a ideia e conseguiram assimilar o sistema de jogo. Ele se propõe a fazer o que ele pensa de futebol mesmo com algumas eliminações. Aí entra a questão de formação como psicólogo. Ele sabe conversar com os experientes, como Daniel Alves, o Tiago Volpi e o Reinaldo, e também com os jovens, como Gabriel Sara, Brenner e Igor Gomes. Além de o trabalho ser muito bom, vai além do campo e entra na área da psicologia — completa Hernan.
Setorista do São Paulo da rádio CBN, Guilherme Pradella também elogia o relacionamento de Fernando Diniz com o grupo e ressalta a capacidade do treinador de recuperar jogadores desacreditados, como o atacante Brenner.
— As relações humanas que o Fernando Diniz consegue ter com os jogadores talvez seja o principal ponto do seu trabalho. Um dos grandes exemplos é o Brenner, que não ao estava bem em 2019 e foi emprestado ao Fluminense do Fernando Diniz. O treinador pediu o retorno dele (quando assumiu o São Paulo) e conseguiu mostrar que o jogador precisava levar mais a sério a profissão. E hoje é o artilheiro do time no ano e destaque do futebol brasileiro — explica Pradella.
Para o jogo da volta contra o Grêmio, o São Paulo terá apenas uma mudança em relação à partida de ida. Suspenso, o lateral Reinaldo dará lugar a Léo. O provável time terá: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Léo; Luan, Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Luciano e Brenner.
São Paulo e Grêmio enfrentam-se nesta quarta (30), às 21h30min. Como o time gremista venceu o jogo de ida, em Porto Alegre por 1 a 0, os são-paulinos precisam vencer por dois gols de diferença para obter a classificação. Uma vitória do time da casa por um gol levará a decisão por pênaltis.