Segundo maior campeão da história da Copa do Brasil, com cinco títulos conquistados em 26 participações (sem contar a atual edição), o Grêmio vai em busca da sua nona final do torneio. Com 14 semifinais, o Tricolor largou em vantagem no confronto — assim como fez contra o São Paulo, neste ano — em outras seis ocasiões. Em três delas, foi à final. Em outras três, acabou eliminado. Ou seja, 50% de aproveitamento.
Nos títulos de 1997 e 2001, o clube gaúcho também saiu na frente nos duelos de semifinal. Em 1997, o time de Mauro Galvão, Carlos Miguel, Paulo Nunes e companhia largou com vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians de Marcelinho Carioca, no Morumbi. Na volta, o empate em 1 a 1 no Olímpico garantiu a classificação para a decisão, em que o Grêmio passou pelo Flamengo de Romário e Sávio.
Na conquista de 2001, o time treinado por Tite enfrentou o Coritiba na semi. Na primeira partida, no Estádio Olímpico, vitória por 3 a 1, com gols de Warley, Zinho e Anderson Lima. No confronto da volta, em Coritiba, Zinho marcou e o time gaúcho venceu novamente, por 1 a 0.
Mas nem só de vitórias se resume a trajetória tricolor nas semis em que largou em vantagem. Em 2010, derrotou o Santos por 4 a 3 na partida de ida, com atuações de luxo de Borges e Jonas. Mas, na volta, a equipe de Neymar, Ganso, Robinho e André conseguiu um 3 a 1 que eliminou o Grêmio do torneio.
Em 2016, ano do penta gremista, os dois maiores campeões da Copa do Brasil se enfrentaram na semi. Na ida, vitória dos gaúchos em pleno Mineirão, por 2 a 0, com gols de Luan e Douglas. Na volta, na Arena, bastou segurar o 0 a 0 para avançar à final, contra o Atlético-MG.
No ano seguinte, porém, o Cruzeiro deu o troco. Novamente as equipes se enfrentaram nas semis e, desta vez, os mineiros levaram a melhor. Depois de o Grêmio largar em vantagem no jogo de ida, em Porto Alegre, a Raposa devolveu o 1 a 0 em Belo Horizonte e, nos pênaltis, o time de Mano Menezes garantiu a classificação.
A última semifinal de Copa do Brasil para o Grêmio foi no ano passado. A equipe de Renato Portaluppi conseguiu um 2 a 0 na Arena diante do Athletico-PR, que parecia ter encaminhado a vaga na decisão. Mas, depois de uma atuação apática em Curitiba, o Tricolor perdeu pelo mesmo resultado e foi eliminado nos pênaltis. Na decisão, o time paranaense derrotou o Inter.
Confira as semifinais de Copa do Brasil em que o Grêmio venceu o primeiro jogo:
1997
Ida – Corinthians 1x2 Grêmio
Volta – Grêmio 1x1 Corinthians
Grêmio classificado
2001
Ida – Grêmio 3x1 Coritiba
Volta – Coritiba 0x1 Grêmio
Grêmio classificado
2010
Ida – Grêmio 4x3 Santos
Volta – Santos 3x1 Grêmio
Santos classificado
2016
Ida – Cruzeiro 0x2 Grêmio
Volta – Grêmio 0x0 Cruzeiro
Grêmio classificado
2017
Ida – Grêmio 1x0 Cruzeiro
Volta – Cruzeiro 1x0 Grêmio
Cruzeiro classificado ao vencer por 3 a 2 nos pênaltis
2019
Ida – Grêmio 2x0 Athletico-PR
Volta – Athletico-PR 2x0 Grêmio
Athletico-PR classificado ao vencer por 5 a 4 nos pênaltis