O meia Jean Pyerre voltou a desfalcar o Grêmio em 2020. O jogador ficou de fora do jogo contra o Santos, pelas quartas de final da Libertadores, por conta de um edema na coxa. Sem o camisa 10, que vinha sendo peça fundamental na sequência positiva do Tricolor, o clube gaúcho empatou em 1 a 1 com os paulistas na Arena.
Logo após a partida, o técnico Renato Portaluppi falou sobre a importância de Jean Pyerre no modelo de jogo do Grêmio, mas tratou de refutar a ideia de que a ausência do atleta tenha sido fator preponderante no resultado.
— O Jean Pyerre é um grande jogador, de nível de Seleção, mas e os outros jogos em que ele não jogou? O Grêmio não depende de ninguém. Lógico que ele faz falta, mas não é por isso que não tivemos uma atuação maravilhosa — pontuou.
Os números atestam a importância de Jean Pyerre para o Grêmio. Nesta temporada, o Tricolor disputou 53 partidas por Gauchão, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Foram 30 vitórias, 15 empates e oito derrotas. O aproveitamento até o momento é de 66%.
Jean Pyerre foi a campo em 24 partidas, sendo 17 deles como titular, e marcou cinco gols. Com o meia, o desempenho do Grêmio sobe para 72,2%. Neste recorte, são 15 vitórias, sete empates e duas derrotas. Sem ele, em média, o Tricolor conquista menos pontos. Nas 29 vezes em que não contou com o talento do meio-campista, foram 15 vitórias, oito empates e seis derrotas, com 60,9% de aproveitamento.
Números do Grêmio em 2020
53 jogos
30 vitórias
15 empates
8 derrotas
66% de aproveitamento
Números com Jean Pyerre
24 jogos
15 vitórias
7 empates
2 derrotas
72,2% de aproveitamento
Números sem Jean Pyerre
29 jogos
15 vitórias
8 empates
6 derrotas
60,9% de aproveitamento