Embalado pelas cinco vitórias seguidas, o Grêmio vive em Cuiabá um ambiente diferente do que vem sendo a média das viagens no pós-pandemia. A começar pelo apoio da torcida local. Mesmo que o jogo desta quarta (11), na Arena Pantanal, não tenha público, alguns gremistas da região se hospedaram no hotel da delegação para ficar mais perto dos jogadores.
— Como moramos no Mato Grosso, é muito difícil ver o Grêmio. Então, ficaremos hospedadas aqui para tentar ver os atletas no saguão, nos corredores ou no café da manhã — explica a estudante cuiabana Júlia Breunig, 18 anos, que "se mudou" para a concentração tricolor com a irmã Joana, de 12 anos.
Na chegada da delegação a Cuiabá, mais de 50 gremistas aguardavam em frente ao hotel. A maioria deles é formada por filhos de gaúchos que migraram para o Centro-Oeste há algumas décadas. Contudo, em respeito aos protocolos sanitários, o ônibus gremista ingressou por uma porta lateral e não houve contato entre os jogadores e os torcedores. Coube ao vice de futebol Paulo Luz e ao coordenador técnico Marcelo Oliveira a missão de dar atenção aos torcedores.
A empolgação, porém, não está restrita à torcida. Internamente, a direção avalia que o clima no vestiário está mais leve após a conquista de cinco vitórias consecutivas. Especialmente após a vitória sobre o Juventude, na última quinta, há o diagnóstico de que o ambiente no grupo foi "regenerado", especialmente em comparação com a tensão dos jogos de setembro e outubro, quando o Tricolor lidava com os maus resultados e tinha uma situação incômoda na tabela do Brasileirão.
O contexto é considerado propício para o técnico Renato Portaluppi dar sequência aos jovens. O planejamento inicial já previa a escalação de Jean Pyerre nos dois jogos fora de casa da semana, contra Fluminense e Cuiabá. Na partida do último domingo, no Maracanã, o meia atuou por 79 minutos. Nesta quarta, se não sentir nenhum desgaste físico por conta da última partida, o atleta deve começar novamente na Arena Pantanal. Caso contrário, jogará Isaque.
Também no meio-campo, existe uma dúvida de ordem técnica. Destaque contra o Fluminense, o volante Darlan pode seguir no time. Contudo, Lucas Silva está de volta após cumprir suspensão e também é uma opção de Renato.
O provável time do Grêmio tem: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, David Braz e Diogo Barbosa; Darlan (Lucas Silva) e Matheus Henrique; Ferreira, Jean Pyerre (Isaque) e Pepê; Diego Souza. Se Darlan for o escolhido, o setor do meio-campo, incluindo os extremas, será totalmente formado por atletas com menos de 23 anos.
O Tricolor não contará ainda com Orejuela e Kannemann, que servem, respectivamente, às seleções de Colômbia e Argentina. Além disso, o meia Robinho e o atacante Luiz Fernando estão fora, pois já defenderam outras equipes na Copa do Brasil.
Cuiabá e Grêmio enfrentam-se nesta quarta, às 19h (horário de Brasília), na Arena Pantanal.