O Grêmio começa na quinta-feira (26), em Assunção, mais uma eliminatória na história da Libertadores. Tricampeão continental, o time de Renato Portaluppi é apontado como favorito diante do Guaraní-PAR. Porém, os jogadores tentam se descolar deste rótulo, como afirma o goleiro Vanderlei.
— Favorito pela história do Grêmio na Libertadores, mas dentro de campo é totalmente diferente. O Guaraní não está bem no Campeonato Paraguaio, mas é uma equipe forte, passou por todas as fases até agora. Eu vi o jogo contra o Palmeiras, em que eles empataram aqui e foi muito difícil. Eles impuseram muitas dificuldades para o Palmeiras, e temos de aproveitar o bom momento que estamos atravessando.
Segundo o camisa 27, a equipe vem crescendo no momento ideal, com a chegada de reforços (Churín e Pinares), e isso pode ser decisivo neste momento da temporada.
— Importantíssimo o time ter encorpado. Nosso elenco é forte, as vitórias geram confiança. Mas temos de mostrar isso dentro de campo, colocar em prática o que o Renato pedir e o que a gente observar do Guaraní. O ano foi difícil para todos, foi complicado. Começamos oscilando, estávamos crescendo, veio a pandemia e, quando voltamos, também oscilamos. Agora estamos num grande momento, toda a equipe estamos crescendo. Para mim também está sendo um crescimento individual, mas temos de evoluir dia a dia. É importante estar no auge, porque estamos na reta final das competições — observou.
Mesmo que seja apenas o nono colocado no campeonato local, o Guaraní-PAR é apontado pelo goleiro gremista como uma equipe forte, experiente e bem organizada.
— Um adversário muito difícil. Não chegou às oitavas à toa. Passou por todas as fases eliminatórias e depois se classificou no grupo do Palmeiras. Fez até mais pontos do que a gente (13 a 11). Então, não dá para esperar jogo fácil. É um adversário cascudo, que tem participado das últimas competições. Eliminou Corinthians também, tem um elenco forte, um treinador que já está algum tempo. Vamos avaliar bem o elenco deles pra fazer um grande jogo.
A partida do último domingo, em São Paulo, contra o Corinthians, servirá de exemplo para os próximos jogos, segundo Vanderlei.
— Independentemente do resultado do jogo, nós levamos lições. Nós nos cobramos muito, porque era uma partida em que poderíamos ter saído com a vitória, ainda mais pela vantagem numérica. Nós não soubemos avaliar o jogo, tomamos algumas decisões erradas e vamos corrigir junto com o Renato, porque no futebol não podemos perder chances assim — garantiu o goleiro, que ao lado de Diego Souza é o único que atuou nos seis jogos do Tricolor na Libertadores deste ano.
O grupo de jogadores do Grêmio treina na tarde desta quarta-feira, às 16h30min, no complexo da Conmebol, que está localizado em Luque, onde o clube está hospedado desde a tarde passada.