O jogo entre Guaraní-PAR e Grêmio está longe das prioridades nas páginas dos jornais do Paraguai. Assunção vive uma manhã de caótica por conta de diversas manifestações espalhadas pela cidade e que bloqueiam algumas das principais ruas e avenidas, além de acessos à capital paraguaia nesta quarta-feira (25).
Os manifestantes são agricultores e produtores rurais que cobram do presidente Mario Abdo Benítez o cumprimento da promessa de refinanciar dívidas do setor, estimadas em US$ 4 milhões, além de um auxílio para os que foram afetados pela pandemia de covid-19 e a forte seca que assola o país.
O Grêmio está hospedado em Luque e não convive com estas questões, que têm reflexos nos deslocamentos dentro da cidade. O hotel que recebe a delegação fica instalado no complexo que abriga a sede da Conmebol e que tem campos de treinamento que serão utilizados pelo clube nesta tarde de quarta. É como se a delegação gremista estivesse em Canoas e as ocorrências fossem no centro de Porto Alegre.
Para a partida de quinta-feira, no Estádio Defensores del Chaco, um esquema de segurança com batedores irá conduzir o ônibus que levará jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica até Assunção.
Com as manifestações tomando conta do noticiário, o jogo entre Guaraní-PAR e Grêmio não tem grande relevância na imprensa local — até porque o adversário tricolor é apenas a quarta força do país, atrás de Olimpia, Cerro Porteño e Libertad.
No jornal Hoy, a presença de Diego Churín, ex-atacante do Cerro, agora no Grêmio, é o mais destacado: "Com Diego Churín, o Grêmio já está no país", diz a manchete com uma foto do jogador ingressando no ônibus na pista do aeroporto local.
Um dos mais tradicionais veículos de comunicação da América do Sul, o ABC Color dá ênfase à cobertura das manifestações, inclusive detalhando como "piqueteros", como são chamados os que participam destes atos, ganham dinheiro e são profissionais destas ações. Em seu caderno de esportes, o periódico tem como principal assunto o jogo do Libertad contra o Jorge Wilstermann, pelas oitavas da Libertadores. Sobre o Guaraní, apresenta uma nota sobre a recuperação do lesionado lateral Raúl Bobadilla, que poderá ficar à disposição do técnico Gustavo Costas.
O La Nación, por exemplo, que tem seu suplemento esportivo chamado Versus, não cita o confronto desta quinta e apenas destaca o jogo do Libertad contra o Jorge Wilstermann e fala sobre as partidas disputadas na terça-feira, com críticas à atuação do VAR em Racing x Flamengo.