O Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Corinthians, nesta segunda-feira (2), e foi eliminado do Brasileirão Feminino. Apesar do placar agregado de 5 a 1 nas quartas de final, o Tricolor tem motivos para orgulhar-se da campanha.
Além da diferença estrutural entre os times, as Gurias Gremistas tiveram três jogadoras desligadas do elenco na véspera da partida. Os contratos da atacante Karina, ex-capitã, de 38 anos, da lateral Jissele e da volante Karol Lins foram encerrados no dia 31 de outubro e se optou pela não renovação.
A equipe da técnica Patrícia Gusmão foi até a Arena Itaquera com apenas quatro atletas no banco, mas fez um enfrentamento equilibrado com o atual campeão da Libertadores, recebendo até elogio do treinador vencedor.
O Grêmio saiu atrás no placar, com gol de Gabi Zanoti aos 30 minutos do primeiro tempo, com chute de fora da área. Corinthians 1 a 0. O empate gremista veio em seguida, sete minutos depois, com toque de qualidade de Eudmilla, que percebeu a goleira corintiana adiantada e finalizou por cobertura.
O placar, porém, seria definido ainda no primeiro tempo, com Tamires marcando o segundo das paulistas aos 45. Corinthians 2, Grêmio 1, e o Tricolor foi para o intervalo precisando marcar cinco gols na segunda etapa.
O segundo tempo correu como o primeiro, com domínio completo do Corinthians. Aos 33, pênalti marcado por toque de mão na área gremista. Gabi Nunes cobrou com o pé direito, mas a goleira Raíssa defendeu. Foi a última e maior chance da etapa complementar, que terminou sem gols.
Após a derrota, a jogadora do Grêmio Sinara concedeu entrevista enaltecendo a campanha da equipe.
— Desde o início viemos com dificuldades e dúvidas do lado de fora. Nos fechamos entre as atletas. Subimos este ano para a Série a1, lá atrás falaram que a gente ia cair de volta — comentou, destacando: — Passamos por várias coisas mas nunca deixamos de lutar. Honramos a camisa, pois o Grêmio é gigante.
Antes da primeira partida, cinco jogadoras foram diagnosticadas com coronavírus. Na véspera, apenas duas se recuperaram para a partida. Em campo, uma equipe abalada perdeu por 3 a 0 na Arena. Sinara lamentou o revés da ida, mas valorizou o esforço do time:
— Sofremos gols que nos doem de lembrar, são gols que não costumamos levar. Mas viemos aqui e lutamos de cabeça erguida, a torcida tem que seguir apoiando.
A técnica Patrícia Gusmão também enalteceu a campanha gremista.
— A cada ano o Grêmio conquista um pouco mais de espaço no futebol feminino. Um trabalho que muito suado e com esforço. Fomos criticadas pela dispensa no começo do ano, mas montamos um time forte forte e ficamos entre as oito melhores equipes da competição — comemorou.
O treinador do Corinthians, Arthur Elias, elogiou a atuação gremista após a vitória corintiana. A equipe paulista não perde desde fevereiro, e o placar apertado foi, segundo ele, um indício do bom desempenho do Tricolor na Neo Química Arena:
— Mérito para o Grêmio. Vencemos jogos e sabemos das dificuldades para isso. O Grêmio veio e jogou futebol, veio preparado.
O Grêmio volta suas atenções para o Gauchão Feminino, que ainda não tem data para começar.