Possível reforço do Grêmio para a sequência da temporada, o meia uruguaio Gastón Ramirez pode dar novas virtudes ofensivas ao time de Renato Portaluppi. Autor de 16 gols e 17 assistências em três temporadas pela Sampdoria-ITA, o atleta é um especialista em bolas paradas, arremates e cabeceio.
— O Gastón Ramirez é um jogador técnico e que tem um pé esquerdo muito preciso. Ele joga principalmente como um meia central, mas também pode ser um segundo atacante. Ele tem um chute muito preciso e muito forte. Às vezes, gosta de começar a jogada pela direita e levar para o centro para chutar com o pé esquerdo — avalia o jornalista Daniele Trecca, do portal Calciomercato, da Itália.
Ramirez costuma entrar com frequência na grande área. Dos 16 gols, sete foram marcados em ocasiões em que o atleta se aproximou do gol e, com a bola no chão, arrematou forte de esquerda. O jogador ainda marcou dois gols de cabeça.
A principal virtude, contudo, é a bola parada. O uruguaio costuma ter um bom desempenho em faltas cobradas a uma longa distância da meta. Foram três gols desta forma. Além disso, o meia é um bom batedor de pênaltis, tendo marcado quatro gols em penalidades.
— As suas especialidades são os tiros livres. É muito cirúrgico, preciso até nos escanteios. Ele pode garantir um bom número de gols e assistências — finaliza Trecca.
O procurador de Ramirez, Oscar Betancourt, está em Gênova, na Itália, e tenta conseguir a liberação do atleta com a Sampdoria. Se finalizado, o negócio deve custar 2,5 milhões de euros (R$ 14,4 milhões) para o Grêmio.
Números de Gastón Ramirez na Sampdoria
Total: 16 gols e 17 assistências
2019/20: 7 gols e 2 assistências
2018/19: 4 gols e 5 assistências
2017/18: 5 gols e 10 assistências