Desde que renovou o contrato com o Grêmio, em setembro deste ano, Ferreira foi chamado pelo técnico Renato Portaluppi para entrar no decorrer das partidas em oito oportunidades. Mesmo com apenas 130 minutos disputados, o atacante de 22 anos conseguiu marcar gols decisivos para o Tricolor.
Contra o Palmeiras, pela 11ª primeira rodada do Brasileirão, Ferreira entrou em campo aos 19 minutos da etapa final. Aos 46, anotou o gol de empate contra os paulistas. No último domingo (25), o jogador garantiu os três pontos diante do Athletico-PR, também pela competição nacional, ao balançar as redes aos 43 minutos do segundo tempo.
A qualidade mostrada em pouco tempo faz com que Ferreira mereça mais oportunidades no time titular do Grêmio? Abaixo, a opinião de cinco colunistas de GZH.
Merece, sim. Por um simples motivo. O Grêmio está com dificuldade para fazer gols e, recentemente, o Ferreira deu ao Grêmio quatro pontos. Ele fez o gol de empate contra o Palmeiras, de cabeça, apesar de não ter uma estatura privilegiada. E agora, na Arena da Baixada, marcou o gol da vitória, mesmo jogando pouco menos de um tempo. Então, se o momento é bom, se a produção é boa, ele merece ser titular. O problema é que o Alisson é um dos homens de confiança do Renato. Voltando o Alisson, onde poderia jogar o Ferreira? Este é um problema bom para o treinador.
Ferreira merece, sim, mais espaço. É um jogador vertical, de drible e muita velocidade. Mas, mais do que tudo isso, é um jogador que tem o caminho do gol, entra e marca. Um atacante com essa característica precisa ser chamado mais vezes. Creio que ele já avançou algumas casas na hierarquia dos extremas do Grêmio.
Merece. Não tem explicação um jogador formado em casa, com reconhecida qualidade, que renovou há pouco o contrato depois de uma longa novela, ficar atrás na disputa de espaço com atletas que vêm de outros clubes e que ainda não mostraram grande futebol, como Everton e Luiz Fernando. Em caso de impossibilidade de Alisson atuar, a dupla Ferreira e Pepê pode dar uma força ofensiva que o ataque do Grêmio precisa. A base gremista merece mais esse voto de confiança em relação aos cascudos que vem de fora.
Ferreira merece ter mais chance no Grêmio por ser um jogador raro. Agudo, veloz e driblador, terá de aprender a cumprir tarefas defensivas para um aproveitamento regular entre os 11. Ele é dotado de talento, base de tudo. O resto se ensina e se aprende.
Sim. E não pode esperar muito tempo. Ele precisa ter oportunidades seguidas para crescer e buscar afirmação no time do Grêmio. É um atleta que tem jogada pessoal, o que é raro entre os atacantes.