Embora o retrospecto recente em Gre-Nais seja muito positivo para o Grêmio, cada clássico compõe uma nova história. Tratando-se de um duelo que pode definir o futuro dos clubes na Libertadores, a partida desta quarta-feira (23) ganha ingredientes que geram ainda mais expectativa no torcedor. Saiba o que o estará em jogo para o Tricolor nesta partida, que é válida pela quarta rodada da fase de grupos.
Vitória
Vencer na casa do maior rival não é uma novidade para os atletas gremistas. No primeiro confronto deste ano, ainda pelo Gauchão, os comandados de Renato Portaluppi já experimentaram este "gostinho". Desta vez, porém, a vitória faria a invencibilidade em clássicos chegar a 10 jogos e, ao mesmo tempo, transformaria o ambiente do vestiário, que vem sofrendo críticas da imprensa e torcida por conta das últimas atuações.
Para efeitos de tabela, o resultado seria importantíssimo, já que o Grêmio alcançaria os mesmos sete pontos do Inter, dividindo a liderança do Grupo E. Assim, a diferença entre os dois estaria no saldo de gols (atualmente os colorados estão em vantagem de quatro gols). Porém, faltando duas rodadas, o time ainda poderia chegar ao topo da tabela.
Empate
O lado positivo do empate é que faria o clube alcançar os 10 jogos de invencibilidade em clássicos. Porém, faria o time chegar a cinco pontos na tabela, correndo o risco de perder o segundo lugar da chave.
Caso o placar fique igualado, o Tricolor poderia ser ultrapassado pelo vencedor do confronto da Colômbia, que ocorre no mesmo horário. Hoje, América de Cali e Universidad Católica têm os mesmos três pontos. Entretanto, com as duas últimas rodadas em casa, os comandados de Renato ainda teriam tempo de engatar uma campanha de reabilitação.
Derrota
O Grêmio não pode nem pensar em perder o jogo. Além de dar fim à série invicta em Gre-Nais, o tropeço aumentaria o tom das críticas que Renato já sofre. Ao mesmo tempo, os torcedores estariam vendo o arquirrival encaminhar uma classificação às oitavas de final.
A vaga gremista não estaria totalmente comprometida, já que restariam ainda dois jogos, na Arena, para se recuperar. A questão é que, no Brasileirão, o Tricolor não tem conseguido se impor como mandante. Até agora, o time somou apenas seis dos 15 pontos disputados em Porto Alegre pelo campeonato nacional.