Novidade no Grêmio no empate com o Palmeiras, Diogo Barbosa pode ser mantido na equipe titular para encarar o Inter, nesta quarta-feira (23), pela Libertadores. Com apenas uma partida pelo Tricolor, o atleta vivenciará o seu primeiro Gre-Nal dentro de campo. E o rendimento do lateral-esquerdo é positivo em clássicos pelos seus ex-clubes: 55% de aproveitamento.
Desde a passagem pelo Botafogo, em 2016, somando a trajetória no Cruzeiro, em 2017, e Palmeiras, entre 2018 e 2020, o jogador participou de 33 duelos com adversários de seus times e conseguiu 14 vitórias, 14 empates e perdeu em cinco ocasiões. O único gol marcado foi no Rio de Janeiro, contra o Flamengo. Jornalistas consultados por GZH dizem que o nível de atuações de Diogo é regular, não tendo rendimento ruim em partidas tão importantes.
Clássicos cariocas
O ala vestiu a camisa do Botafogo em 45 oportunidades, marcando duas vezes. O gol mais importante foi assinalado no embate com o Flamengo, na Ilha do Governador, pelo Brasileirão, seu único na lista. Diante do Rubro-Negro, foram três confrontos, todos de empate.
Já diante de Vasco e Fluminense, o então camisa 6 do alvinegro, treinado por Jair Ventura, conseguiu vencer e perder. Foram quatro jogos contra cada, com uma vitória, dois empates e uma derrota diante do Vasco, e duas vitórias, um empate e uma derrota perante o Tricolor do Rio de Janeiro. As atuações renderam ao Botafogo vaga na Libertadores de 2017 e a Diogo a transferência para o Cruzeiro.
Clássicos mineiros
Em Belo Horizonte, retrospecto foi ainda superior. Na temporada em que conquistou a Copa do Brasil, o lateral teve seis partidas contra o Atlético-MG. Não chegou a balançar as redes, mas obteve quatro triunfos, um empate e perdeu apenas um clássico. No final da temporada, foi adquirido pelo Palmeiras.
Clássicos paulistas
Em quase três anos em São Paulo, Diogo foi titular nas duas primeiras temporadas, perdendo espaço em 2020. Porém, contra rivais, teve superioridade em quase todos os jogos. Assim como pelo Cruzeiro, não chegou a marcar gol, mas, segundo a imprensa paulista, jamais comprometeu.
As únicas derrotas em clássicos foram para o Corinthians. Contra o maior adversário palmeirense, Diogo tem duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O lateral deixou o sudeste para atuar no Rio Grande do Sul invicto nos enfrentamentos com Santos e São Paulo: 10 partidas contra os dois, com cinco triunfos e cinco empates.