O técnico Jorge Jesus, ex-Flamengo e agora no Benfica, admitiu em entrevista à imprensa portuguesa que ligou para Everton antes do Gre-Nal. O atacante do Grêmio está na mira do clube europeu e deve ser negociado em breve. Segundo Jesus, a ligação ocorreu porque ele considera o jogador um alvo importante para reforçar o time, mas negou que tenha pedido para que o atleta não entrasse em campo.
— É verdade que liguei para ele, pelo fato de ser um dos alvos que para mim são importantes. É um jogador que, não só pela qualidade, é titular na Seleção do Brasil. Sabia que tinha o Everton e outra equipe alemã interessada. Procurei convencê-lo a vir para o Benfica, pelo clube que é e pelo projeto que tem. Para atacar a Champions e outras competições que estão no nosso calendário. Tentei movê-lo a vir trabalhar comigo. Nunca disse para ele não jogar. Ele, quando chegar a Portugal, pode dizer se o convenci a não jogar. A atitude dele no jogo ainda me deixou mais satisfeito. Foi falar com o treinador e disse que queria jogar a final — argumentou, de acordo com citação do jornal Record.
Por outro lado, Jesus rebateu as críticas de Renato, feitas após a decisão na Arena.
— Aquilo que o Renato disse pode ter sido levado em erro. O Renato não morre de amores por mim, jogou quatro jogos e perdeu três. O Grêmio é um grande clube e tem vários jogadores por lá — observou.
Com Jesus no Flamengo e Renato no Grêmio, foram quatro confrontos — dois pelo Brasileirão e dois pela Libertadores. O time carioca ganhou os dois na competição nacional — 3 a 1 e 1 a 0. Na Libertadores, houve empate em 1 a 1 na Arena, mas o Flamengo goleou no Rio de Janeiro por 5 a 0 e garantiu a vaga na final.
Na avaliação do treinador, Everton irá ganhar valor no futebol europeu:
— Acreditamos que o Cebolinha vai ser valorizado. Vai valorizar-se mais no Campeonato Português, porque está no centro da Europa, onde todos estão observando. Vai valorizar-se muito.