Será que vai ser o Grêmio de Renato Portaluppi o time a terminar com quase 24 anos de espera do clube para ser campeão brasileiro? O último título tricolor ocorreu em 1996, uma conquista histórica que deu ainda mais brilho para aquele grupo multicampeão. O Campeonato Brasileiro de 2020 inicia no próximo fim de semana (8), e o sonho dos gremistas está no horizonte mais uma vez.
GaúchaZH recorre ao quadro "como era o mundo" para analisar o ano de 1996 e os principais acontecimentos nacionais e internacionais que ocorreram na ocasião. Você lembra de alguns fatos abaixo?
Cenário no Brasil
O presidente do Brasil era o tucano Fernando Henrique Cardoso, que estava em seu segundo ano no governo, uma vez que ele havia sido eleito, em primeiro turno, no final de 1994. Ele posteriormente conseguiria a reeleição, um fato inédito para a política brasileira. Em dezembro de 1996, o governo teve sua maior taxa de aprovação durante o mandato de FHC, com 47%.
O ano de 1996 ficaria marcado para a população brasileira por um triste fato no mundo da música. Os integrantes da banda Mamonas Assassinas morreram no dia 2 de março quando o jato onde voavam caiu sobre a Serra da Cantareira, em São Paulo. A tragédia comoveu não só seus fãs, mas todo o país.
Um acontecimento curioso naquele ano virou folclore brasileiro e é muitas vezes lembrado pelas pessoas. No município de Varginhas, em Minas Gerais, uma possível série de aparições de objetos voadores não identificados, e que inclui uma suposta captura de seres extraterrestres, ganhou holofotes do programa Fantástico, da Rede Globo, e, em seguida, de grande parte da mídia brasileira. Ficou conhecido como o cado do "E.T. de Varginha".
Sobre a novela das oito, a Globo transmitia Explode Coração, de Glória Perez, no início de 1996. Depois, daria lugar a Fim do Mundo, de Dias Gomes, que seria apenas uma minissérie. No entanto, a telenovela seguinte O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, ainda não estava pronta.
Nasce um Cebolinha
Uma das grandes joias lapidadas pelo Grêmio nasceu justamente em 1996: Everton. No dia 22 de março, o atacante vinha ao mundo na cidade de Maracanaú, no Ceará. Em 2014, o Cebolinha faria sua estreia no grupo profissional e iniciaria uma bonita história no clube, com conquistas como a da Libertadores e a da Copa do Brasil.
Jogos de Atlanta
Os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, foram realizados nos meses de julho e agosto, marcando os cem anos da Olimpíada na Era Moderna. O nadador russo Alexander Popov foi um dos heróis do evento ao ganhar quatro medalhas, sendo duas de ouro. Os donos da casa, aliás, foram os grandes vencedores, totalizando 101 medalhas.
No caso do Brasil, a Seleção Brasileira de futebol ficou com a medalha de bronze ao vencer Portugal por 5 a 0. O torneio ficaria marcado para os brasileiras pela eliminação na semifinal para a Nigéria, do centroavante Kanu, apesar de contar com jogadores em grande fase como Ronaldo e Bebeto.
Girls power na música
Aos 19 anos, a jovem cantora colombiana Shakira iniciava a carreira mundial ao lançar o disco Pies Descalzos. Nascida em Barranquilla, dava os primeiros passos para a fama e seu futuro reserva várias canções de sucesso e incontáveis prêmios no meio artístico. O álbum estreou no número um em oito países diferentes na oportunidade.
Ainda na área musical, uma música viraria fenômeno mundial em 1996: Wannabe, da banda feminina Spice Girls. Lançada em julho daquele ano, a faixa começou a ser tocada intensamente em rádios e, assim, a ganhar interesse da mídia. É considerada uma canção assinatura do conjunto, comercializando mundialmente mais de sete milhões de unidades, sendo o single mais vendido por um grupo feminino.
E o Oscar vai para...
A 68ª edição do Oscar ocorreu em março de 1996, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O prêmio de melhor filme foi para Coração Valente, protagonizado e dirigido por Mel Gibson. Foram cinco estatuetas conquistas pela produção naquela noite. O melhor ator foi Nicolas Cage, pelo filme Despedida em Las Vegas, enquanto a melhor atriz foi Susan Sarandon, por Os Últimos Passos de um Homem.