As negociações estão avançadas para o Grêmio mandar o jogo contra o Ypiranga, no domingo (26), no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Já há conversas adiantadas entre a direção gremista, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e a prefeitura do município. Segundo o clube, o local apresenta estrutura adequada para sediar a partida. Para partidas à noite, no entanto, o Centro de Treinamento não poderia ser utilizado, já que não conta com refletores.
— O gramado está em excelente condição. O nosso supervisor já foi ver, e disse que está bem. Amanhã (hoje, quinta-feira, 23) vou pedir para o nosso supervisor, o Gabeira (auxiliar Alexandre Mendes) e o Klauss (Câmara, executivo de futebol) darem o ok. Em Porto Alegre nós não podemos jogar. Então, se derem o ok, o gramado estiver bem e ninguém colocar nenhum obstáculo, vamos jogar em Eldorado — disse o técnico Renato Portaluppi, logo após a vitória no Gre-Nal, nesta quarta (22), em Caxias.
Segundo o diretor-geral das categorias de base do Grêmio, Gustavo Schmitz, o gramado do CT Hélio Dourado está no mesmo nível da Arena. Além disso, a estrutura já estava sendo preparada para a volta do grupo de transição aos treinos presenciais, marcada para segunda (27). Segundo o dirigente, as obras que ocorrem no local não prejudicariam um eventual jogo.
— O campo está um tapete. Desde março, mantemos o campo em altíssimo nível. Nem se compara ao campo de Caxias. Está no mesmo nível da Arena. Lá tem uma incidência solar muito boa, o que ajuda muito. Perdemos um pouco nos vestiários, mas basicamente o estádio oferece ótimas condições — explica Schmitz.
A FGF e o Grêmio aguardam a prefeitura de Eldorado do Sul publicar um novo decreto autorizando a realização de partidas de futebol na cidade para confirmar o local do jogo entre Grêmio e Ypiranga.
— Não fui consultado ainda sobre isso. Estamos em bandeira vermelha, mas acredito que não haja problemas de realizar o jogo na cidade, em uma primeira análise. O Grêmio tem boas instalações em Eldorado e a princípio não causaria nenhuma aglomeração — afirmou o prefeito do município Ernani de Freitas Gonçalves logo após o Gre-Nal de quarta (22).
A confirmação deve ocorrer ao longo desta quinta (23)
— Vou esperar terminar o Ca-Ju (marcado para às 11h) e conversar com as prefeituras. Não vejo problema para um jogo sem público. Os dois CT’S da dupla têm gramado, vestiários amplos, estrutura excelente. Vamos aguardar a tarde desta quinta-feira — afirma o presidente da FGF, Luciano Hocsman.
Apesar do clássico disputado no Centenário, a prefeitura de Caxias do Sul proibirá partidas da dupla Gre-Nal nas próximas rodadas, a exemplo do que já ocorre em Porto Alegre.