A vitória por 1 a 0 no Gre-Nal deu ao técnico Renato Portaluppi um reforço para a lateral esquerda. Elogiado pela boa atuação, o garoto Guilherme Guedes, 21 anos, deve ganhar uma sequência no time titular do Grêmio pelo menos até o final do segundo turno do Gauchão. Se mantiver a performance do clássico, o jovem brigará por posição com Cortez na temporada.
– Nós estamos dando uma lapidada boa nele. Ele cresceu muito, e coloquei ele para jogar sem medo nenhum. Eu sempre falo para eles: "Se preparem que a oportunidade aparece". Hoje ela apareceu para o Guedes, e ele aproveitou muito bem. É importante você colocar um jogador e ele ir bem. Aqui ninguém é dono da camisa. Hoje ele está brigando pela posição com o Cortez. O que a gente quer é isso. Até porque a gente trabalha em um grande clube, e o Grêmio disputa várias competições. Tem espaço para todo mundo. É só dar conta do recado quando for chamado – disse o técnico Renato Portaluppi.
Promovido recentemente ao grupo principal, Guilherme Guedes ganhou a oportunidade de forma inusitada. Primeiro, pela saída de Caio Henrique, que retornou ao Atlético de Madrid. Depois, quando Cortez testou positivo para covid-19, o que deve lhe tirar o titular da equipe até o final do segundo turno do Gauchão. Único lateral-esquerdo à disposição, o garoto deu conta do recado no clássico.
Natural de Porto Alegre, Guedes foi revelado pela base do Grêmio e, até o clássico desta quarta (22), só havia atuado como titular na equipe de Renato Portaluppi em uma oportunidade, no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, em 2018. Depois, o atleta atuou apenas em jogos em que o Tricolor foi representado pelo grupo de transição. Em 2019, o jogador foi emprestado para a Ponte Preta.
Para a partida de domingo (26), contra o Ypiranga, a comissão técnica gremista irá reavaliar as condições físicas dos jogadores que atuaram no Gre-Nal. Quem estiver desgastado fisicamente pode ser preservado, com alguns reservas podendo receber uma oportunidade.