Seguindo a política de valorizar os talentos formados pela sua base, o Grêmio fixou uma multa rescisória de 150 milhões de euros no contrato de Darlan — o equivalente a R$ 922 milhões. O vínculo do volante de 22 anos foi estendido até 2023, conforme anunciou o clube nesta sexta (26).
Natural de São Borja, o jovem chegou a Porto Alegre aos 11 anos e é considerado mais um volante promissor revelado pelos tricolores. A exemplo de Walace, Jailson, Arthur e Matheus Henrique, Darlan é elogiado pela visão de jogo e qualidade na saída de bola.
— O Matheusinho chama muito a atenção, ele é uma referência, até pela idade. O professor Renato (Portaluppi) passa confiança para que eu possa trabalhar. Quando chegar a oportunidade, eu tenho de estar pronto. Isso vai acontecer ao natural na hora certa. Eu preciso aproveitar cada minuto que jogo – declarou o jogador, na sexta, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Em 2019, o meio-campista participou de 15 partidas pela equipe e compôs o elenco nos títulos do Gauchão e da Recopa Gaúcha. Neste ano, antes da parada pela pandemia do coronavírus, Darlan fez quatro jogos sob o comando de Renato.