Em mais um capítulo da série que relembra as grandes vitórias do Grêmio fora de casa, GaúchaZH recorda o jogo que encaminhou o título da Copa do Brasil de 2016. Tendo Pedro Rocha como grande personagem da partida, o Tricolor bateu o Atlético-MG em pleno Mineirão, por 3 a 1, no primeiro duelo da final. Após 15 anos sem títulos de expressão, a torcida gremista teve naquela noite a primeira amostra de que um novo ciclo de conquistas estava por iniciar.
Até chegar à decisão, o caminho foi de sofrimento. A campanha se inicia, de fato, com a chegada do técnico Renato Portaluppi que, logo em sua estreia, viu o time passar nos pênaltis pelo Athletico-PR. Depois disso, o Grêmio engrenou até chegar à decisão. Do outro lado do campo estaria o Atlético-MG, então comandado por Marcelo Oliveira, que vinha de dois títulos brasileiros pelo Cruzeiro e, em 2015, foi campeão da mesma Copa do Brasil com o Palmeiras. Ou seja, páreo duro.
Entretanto, o Tricolor jogou como se estivesse em casa, trocando passes e envolvendo o adversário diante de seu torcedor. Ainda no primeiro tempo, Pedro Rocha abriu o placar ao ser acionado dentro da área e, com categoria, deslocar o goleiro Victor. Tamanha era a superioridade que, no retorno do intervalo, o atacante ainda marcou o segundo em bela jogada, passando vários marcadores e tocando com tranquilidade para o fundo das redes.
O problema é que, minutos depois, o mesmo Pedro Rocha acabaria expulso ao receber o segundo cartão amarelo. Com um jogador a mais, o anfitrião cresceu na partida e conseguiu descontar em bola parada, com o zagueiro Gabriel. Isso fez com que o time se jogasse ao ataque nos minutos finais, mas aí veio o golpe fatal. Em contra-ataque puxado por Geromel, Everton surgiu na área para dar números finais ao confronto: 3 a 1. Nem o mais otimista gremista imaginaria uma vantagem tão grande para decidir tudo em casa, na próxima semana.
– Foi um grande jogo, uma bela vantagem para levar a Porto Alegre. Estou feliz pelos dois gols, mas triste pela expulsão e ficar fora da partida mais importante. Dei minha contribuição. Mas todos fizemos um grande jogo – comentou Pedro Rocha, o herói da noite, em entrevista coletiva concedida após a partida.
Menos mal que o atacante da camisa 32 não faria falta na Arena. Com mais de 55 mil pessoas presentes, o Grêmio empatou o jogo da volta e confirmou a primeira taça do novo estádio, o fim do jejum de títulos e o seu pentacampeonato da Copa do Brasil.
Ficha técnica:
Atlético-MG 1x3 Grêmio
Jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2016
Data: 23/11/2016
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Atlético-MG: Victor; Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso (Hyuri), Cazares (Clayton) e Maicosuel (Marcos Rocha); Robinho e Lucas Pratto. Técnico: Marcelo Oliveira.
Grêmio: Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Jaílson), Douglas (Everton) e Pedro Rocha; Luan (Fred).
Gols: Pedro Rocha, aos 29 do primeiro tempo e aos 9 do segundo tempo; Gabriel, aos 36, e Everton, aos 45 minutos do segundo tempo.