A direção do Atlético de Madrid já avisou o Grêmio que poderá fazer valer uma cláusula contratual que prevê o retorno imediato do lateral-esquerdo Caio Henrique para a Espanha nos próximos dias.
Emprestado ao Tricolor pelo clube espanhol até 31 de dezembro, Caio é visto pela direção do Atlético como uma alternativa mais lógica e econômica para ser o reserva do também brasileiro Renan Lodi, ex-Athletico-PR, que foi contratado em julho do ano passado.
Além disso, o fato de ele também atuar como meio-campista, sua posição de origem, também é citado pelos dirigentes espanhóis. Um outro fator a ser considerado é que ele encaminhou o pedido de passaporte espanhol e que, para obtê-lo, apenas precisa fazer o juramento à bandeira, algo que ocorreria em março, mas que não aconteceu por causa da pandemia de covid-19. Desta forma, ele não contaria como jogador estrangeiro.
Contratado pelo Grêmio depois de se destacar no Fluminense, no último Brasileirão, Caio Henrique fez apenas cinco jogos com a camisa gremista, três deles como titular. No total, soma 324 minutos e uma assistência. Até o momento, a direção gremista pagou a primeira parcela do empréstimo. Na metade do ano, precisará pagar mais 300 mil euros (R$ 1,8 milhão) para ficar com o atleta até dezembro.
A decisão sobre a volta do jogador, que completará 23 anos em julho, será feita pelo técnico Diego Simeone. O argentino é quem irá avaliar o lateral e dar a palavra final, segundo publica o jornal esportivo As. O periódico europeu também informa que o lateral, que tem multa rescisória de 30 milhões de euros (R$ 180,3 milhões), poderá ser negociado pelo Atlético, que já recebeu algumas sondagens.
Cria das categorias de base do Santos, Caio Henrique foi vendido pelo clube paulista em fevereiro de 2016, antes mesmo de estrear no profissional. No Atlético de Madrid, já com Simeone, fez apenas uma partida no time principal — 69 minutos em um jogo da Copa do Rei em 2016. Depois, no time B, que disputa a segunda divisão espanhola, fez cinco jogos e somou 181 minutos, antes de ser emprestado para Paraná, Fluminense e Grêmio.