Com os campeonatos paralisados há mais de um mês por conta da pandemia de coronavírus, o futebol brasileiro ainda busca soluções para formular um novo calendário. Por meio de um texto, escrito a pedido do portal GloboEsporte, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, expressou sua opinião sobre o momento vivido. Na publicação, pediu a união dos clubes e das federações.
— Tenho sempre na minha cabeça que é preciso tirar lições das dificuldades, aprender com elas. Mas, principalmente, buscar oportunidades quando as coisas parecem mais complicadas. Não sabemos o que vai ser do futebol brasileiro quando tudo isso passar e as coisas forem voltando ao normal, mas entendo que essa é a grande chance que o futebol tem de se unir. De uma vez por todas — escreveu ele.
O ídolo tricolor, no entanto, ressaltou que será difícil chegar a um consenso de imediato, já que cada um dos envolvidos defenderá seu ponto de vista.
— Claro que cada um tem seus interesses. O Grêmio tem os seus, o Flamengo também, o São Paulo, o Internacional, o Cruzeiro... Todos. Mas, se cada um olhar apenas o seu lado da moeda, não chegaremos a lugar nenhum e quem vai sofrer é o futebol brasileiro. A missão não é simples — declarou.
Porém, Renato também demonstrou otimismo, citando que cientistas do mundo inteiro têm estudado a formulação de uma vacina para o covid-19.
— Em todos os segmentos da sociedade, é preciso tranquilidade para passar por tudo isso. Todo o sofrimento e limitação que estamos vivendo agora vai ter um fim. Os especialistas estão trabalhando e a solução vai aparecer. Tenho certeza disso — manifestou o treinador que, desde o anúncio da suspensão de treinos no CT Luiz Carvalho, retornou para seu apartamento no Rio de Janeiro, ao lado da família.