Neste domingo (26) será comemorado o dia do goleiro. Para marcar a data, GaúchaZH relembra a partida em que o Grêmio teve um zagueiro jogando no gol. A situação inusitada aconteceu em confronto com o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2004.
O Brasileirão daquele ano não é de boas lembranças para o torcedor gremista. Na campanha que o levou para a Segunda Divisão, o Grêmio enfrentou o Palmeiras na 39ª rodada (de um total de 46) no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, por uma punição que o impediu de jogar no Olímpico. A partida ainda marcou a estreia do técnico Cláudio Duarte.
Empolgado com o novo treinador, o Grêmio abriu 2 a 0, com dois gols de Cláudio Pitbull. O zagueiro Baloy foi expulso ainda no primeiro tempo pelo árbitro Edílson Soares da Silva dando início às reclamações gremistas.
O Tricolor tentou suportar a pressão do Palmeiras, mas cedeu o empate aos 36 do segundo tempo. O autor do gol paulista foi Thiago Gentil, que desviou a bola com o braço, o que não foi visto por Edílson Soares da Silva. O goleiro gremista Márcio reclamou de forma veemente do lance e recebeu o cartão vermelho. Como Cláudio Duarte já tinha feito as três trocas, o zagueiro Fábio Bilica foi para o gol.
Com dois homens a menos, o Grêmio foi pressionado pelo Palmeiras, que conseguiu a virada. Já nos acréscimos, Fábio Bilica não alcançou a bola no chute de Gabriel. Ela ainda bateu na trave e sobrou livre para Ricardinho garantir o 3 a 2 dos paulistas no Bento Freitas.
O Grêmio ainda chegou a golear a Ponte Preta por 6 a 1 no jogo seguinte realizado no Bento Freitas, mas não conseguiu evitar o rebaixamento, confirmado matematicamente no empate por 3 a 3 com o Athletico-PR na 43ª rodada.