Quando os treinos recomeçarem, as situações de alguns atletas podem ser revistas em alguns clubes. No Grêmio, um jogador aguarda a retomada da temporada para definir o seu futuro. Júlio César, aos 33 anos, ainda não disputou uma partida em 2020 e, com isso, cogita deixar o Tricolor para dar continuidade a sua carreira.
O goleiro foi contratado para disputar posição com Paulo Victor na temporada passada. Porém, não conseguiu chegar ao posto de titular. Foram 13 confrontos com a camisa gremista, muitos quando a equipe alternativa era escalada por Renato Portaluppi. Em 2020, ganhou mais um concorrente: Vanderlei. O ex-Santos assumiu a titularidade e não foi utilizado em apenas um duelo no ano.
Pela falta de ritmo de jogo, idade avançada e faltas de oportunidades, a intenção dos representantes de Júlio César é buscar uma oportunidade para que ele volte a atuar. No início da temporada, o Ceará chegou a demonstrar interesse, mas a negociação não avançou. Atualmente, nenhuma proposta foi encaminhada ao jogador.
Porém, o goleiro tem vínculo até o final da temporada. Pelo salário elevado, acredita-se que o Tricolor terá que pagar parte dos salários se o novo destino for dentro do mercado brasileiro. Não está descartada uma transferência para o futebol europeu, já que no entendimento dos representantes, Júlio tem mercado em Portugal e na Espanha.