Tenho tomado ciência de que alguns clubes estão fazendo com que seus profissionais estejam retomando os treinamentos. São poucos, é verdade, mas estão tentando retornar, cada um da forma que entende mais adequada. Ou seja, com muitas ressalvas e programação devidamente organizada pelos departamentos especializados.
Não sei opinar com certeza se estão certos com esta atitude. O que parece, no entanto, é que são muito diferentes as tomadas de posição entre os clubes, e me refiro apenas neste momento aos grandes. Fico em dúvida se uma decisão deste teor cabe exclusivamente aos clubes. Claro que reiniciar treinamentos é decisão particular, mas voltar às competições me parece que não depende de cada um deles.
Se alguns recomeçam antes, as entidades que dirigem o futebol profissional deveriam expedir regras únicas, dando tempo ao tempo, para que todos possam retomar as atividades em semelhantes condições técnicas e físicas.
Condições iguais
Alguns Estados da Federação estão em melhores condições de enfrentar a pandemia e aqueles que estão mais atrasados no combate precisam ter mais tempo de recuperação. E nisso, incluo os clubes. Quando todos voltarem, que retornem em condições iguais para disputar seus campeonatos.