Apesar de o presidente Romildo Bolzan Júnior já ter afirmado que o grupo do Grêmio está fechado para 2020, o clube segue atento ao mercado. Nos cinco jogos disputados até agora pelo Gauchão, a equipe de Renato Portaluppi conquistou três vitórias e duas derrotas, ficando apenas na segunda colocação do Grupo B. Para os comentaristas e colunistas do Grupo RBS, no entanto, o Tricolor ainda deve se reforçar em quatro posições, nos três setores do time, para ser competitivo e ganhar títulos na temporada.
— O Grêmio ainda tem posições que precisam de reforços. O time precisa de um zagueiro experiente e com uma qualidade mais próxima de Pedro Geromel e Kannemann. A diferença da zaga reserva para a titular é muito grande. Gostaria também de ver mais um meia, embora ache difícil encontrar no mercado. Afinal, não sabemos como o Jean Pyerre vai reagir após voltar de lesão. Eu também iria atrás de um outro centroavante que pudesse revezar em características com o Diego Souza, algo que o Grêmio não tem — avalia o jornalista Duda Garbi, debatedor do Sala de Redação, da Rádio Gaúcha.
Com as contratações de Victor Ferraz, Orejuela e Caio Henrique, o Grêmio aparentemente está bem servido nas laterais. No gol, Vanderlei é o trunfo para passar mais segurança ao arco gremista. No entanto, especialmente no meio-campo, novos reforços podem fazer o grupo de Renato ficar ainda mais forte.
— Clube grande tem de estar atento ao mercado sempre, obviamente. Negócios de ocasião surgem quando menos se espera. Por ora, o caminho é dar ritmo aos reforços que já chegaram. Eu procuraria outras alternativas a Thiago Neves, pelo seu histórico do Cruzeiro. Mas a escolha dos reforços, na média, foi inferior apenas ao poderoso Flamengo. Agora é deixar jogar e avaliar quem sairá da teoria para o papel — opina o colunista de Zero Hora e comentarista do Grupo RBS, Diogo Olivier.
No meio-campo, ainda há uma incerteza sobre como Jean Pyerre voltará de lesão muscular. Além disso, Maicon não tem conseguido jogar todos os jogos da temporada em alto nível, enquanto Lucas Silva vem de um longo tempo sem atuar.
— Do meio para a frente, talvez ainda seja necessário mais um volante para grupo. Quando Jean Pyerre estiver em condições, disputará a posição com Thiago Neves. Com o que tem à disposição, Renato poderá conquistar com o Grêmio resultados melhores do que em 2019. Com as voltas de Matheus Henrique e Pepê, e com Caio Henrique à disposição, o grupo do Grêmio fica com uma boa condição em termos de qualidade e quantidade. O sistema defensivo conta com boas peças de reposição, e tem nas laterais um acréscimo importante na comparação com a última temporada — comenta o colunista de GaúchaZH, Eduardo Gabardo.
Confira abaixo às disputas por posição que o Grêmio deve ter na temporada 2020:
Goleiro: Vanderlei é o titular absoluto.
Lateral-direito: por enquanto, Victor Ferraz não tem a vaga ameaçada.
Zagueiros: Pedro Geromel e Kannemann são titulares indiscutíveis.
Lateral-esquerdo: Cortez e Caio Henrique prometem fazer uma intensa disputa por vaga naquele flanco.
Volantes: Matheus Henrique é o titular absoluto. A dúvida é se seu parceiro será Lucas Silva ou Maicon.
Meias: Jean Pyerre, quando voltar de lesão, disputará posição com Thiago Neves e também com Luciano.
Atacantes: Alisson e Pepê prometem travar um bom duelo pela vaga de ponta-direita. No lado esquerdo, Everton é titular absoluto.
Centroavante: ao que tudo indica, Diego Souza será a referência ofensiva de Renato.