O Grêmio vive um dilema: trazer um centroavante indiscutível, ou manter um titular da equipe de Renato Portaluppi? O sonho da direção tricolor para o ataque é Pedro, 22 anos, que pertence à Fiorentina e foi revelado pelo Fluminense. O clube italiano, no entanto, tem interesse no zagueiro Kannemann.
Ainda que não tenha recebido proposta oficial até o momento, a alta cúpula tricolor garante que não pretende liberar o argentino — mas mantém contatos com a equipe de Florença para tentar a contratação do atacante. Mesmo ciente das dificuldades, em virtude do alto valor, o Grêmio fala quase diariamente com representantes do jogador e já fez uma consulta à Fiorentina pela compra em definitivo. De acordo com o presidente Romildo Bolzan Júnior, o empréstimo não esteve em pauta.
De acordo com a imprensa italiana, a Viola, como é conhecida a equipe, aceitaria emprestar o centroavante brasileiro, já que busca Patrick Cutrone, do Wolverhampton, da Inglaterra, para ser o homem de referência na sequência da temporada europeia. Segundo o jornal Corriere Fiorentino, no entanto, os clubes interessados no jogador seriam o Braga, de Portugal, e o Besiktas, da Turquia.
Já o jornalista italiano Alfredo Pedullà, especializado em mercado de transferências, garante que Pedro deixará a Fiorentina nesta janela, e o clube aceitou uma oferta do Grêmio. Porém, conforme publicado em seu site, o atacante "está gastando tempo", já que aguarda o desfecho da negociação do Flamengo com Gabigol, que tem permanência incerta no clube carioca.
Por parte do time gaúcho, a versão é de que não foi feita uma proposta oficial. As equipes ainda conversam, e um desfecho positivo poderá ocorrer — mas dificilmente Kannemann será envolvido nesta negociação.
— É complicado porque o ponto máximo do futebol é o gol. E o Pedro já mostrou que saber fazer gols, que é craque nesse quesito. Mas também é difícil conseguir um zagueiro como Kannemann, ainda mais com a dupla que ele forma com Geromel. É complicado, mas acho que o Flamengo deu o caminho das pedras: é preciso trazer jogadores do primeiro nível sem se desfazer dos seus destaques. O Grêmio tinha de tentar fazer o mesmo — avalia o ex-técnico gremista Silas, hoje comentarista dos canais ESPN.
Como a possibilidade da troca entre os jogadores virou pauta entre os gremistas, GaúchaZH consultou três conhecidos torcedores do clube e três jornalistas para analisar a possibilidade dessa negociação. Confira as respostas:
DAVID COIMBRA, colunista de GaúchaZH
"Kannemann é um jogador importantíssimo no time do Grêmio. Se quiser continuar, tem de ficar. Mas a questão é exatamente essa: será que ele quererá continuar se receber uma proposta de um clube europeu? Se não quiser, a possibilidade de trocar um zagueiro ótimo por um centroavante ótimo é, bem, ótima. Pedro é um jogador jovem e bastante promissor. Um goleador sempre vale mais do que um zagueiro. Por isso, ainda que Pedro não esteja jogando tão bem como no tempo do Fluminense, a troca por Kannemann parece bom negócio."
MARCELO DE BONA, narrador da Rádio Gaúcha
"Trocaria. Kannemann formou com Geromel uma das grandes duplas de zagueiros da história do Grêmio, e isso não se apaga. Os últimos dois anos do argentino, no entanto, foram muito abaixo dos primeiros. Já Pedro, além de jovem, é um ótimo camisa 9, que além de ser algo raro no futebol, é um dos melhores centroavantes surgidos no Brasil nos últimos anos. O mercado possibilita a reposição na zaga com maior facilidade do que um centroavante com essa capacidade. Além disso, Everton precisa muito de uma parceria na frente. O coletivo ganharia mais".
LEONARDO OLIVEIRA, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GaúchaZH
"Se os termos do negócio fossem mesmo uma troca de Kannemann por Pedro, é algo para ser fechado imediatamente. Por quê? Estamos falando de um centroavante de área, 22 anos, goleador e que só não virou titular da Seleção pela lesão no joelho. Ou seja, é artigo raro. Kannemann é um dos esteios desse Grêmio, mas sua reposição, em bom nível, estaria no grupo, com David Braz".
DUDA GARBI, comunicador do Grupo RBS
"Acho uma troca inviável. O Kannemann é uma bandeira do Grêmio. Acho que é o melhor estrangeiro nos últimos 20 anos do clube, fácil. O Pedro é um excelente centroavante, artigo raro, mas trocar pelo Kannemann eu não trocaria."
HUMBERTO GESSINGER, músico da banda Engenheiros do Hawaii
"Estou na dúvida. É difícil! Teria que ver como está a cabeça dos dois. É um lance subjetivo. Principalmente para quem está traumatizado com centroavante. Em tese, é parelha a troca."
LUCAS SILVEIRA, músico da banda Fresno
"Eu manteria Kannemann e Geromel pelo máximo de tempo possível. Para mim, eles são a espinha dorsal do Grêmio. Já levantaram quase todas as taças possíveis juntos. No entanto, o clube também tem um problema grande no ataque, e o Pedro poderia ser uma solução. Só acho que ele poderia ser viabilizado de alguma outra maneira. Abrir um buraco na defesa em busca de uma possível maior ofensividade não me parece o melhor movimento."
Números pelo Grêmio em 2019
WALTER KANNEMANN, 28 anos
- 41 jogos
- 3.634 minutos em campo
- 1 gol
- 1 assistência
- 93 desarmes
- 17 cartões amarelos
Números por clubes em 2019
PEDRO GUILHERME, 22 anos
- 18 jogos
- 917 minutos em campo
- 5 gols
- 1 assistência
- 3 desarmes
- Nenhum cartão