A estreia com derrota para o Caxias na Arena impôs um dilema para o Grêmio na segunda rodada do Gauchão: usar ou não força máxima diante do Brasil-Pel neste domingo (26), às 16h, no Bento Freitas.
Antes do tropeço, o planejamento era de descansar os titulares e guardá-los para o compromisso da terceira rodada diante do São José, em casa. Até mesmo um jogo-treino contra o Athletico-PR foi marcado para a manhã de sábado. No entanto, a derrota para o Caxias ligou o sinal de alerta. Como são só cinco partidas para definir os semifinalistas do primeiro turno, um revés no Bento Freitas deixará o Tricolor em situação delicada na competição. A equipe teria de buscar a classificação nas três partidas finais, sem margem para erros.
— Estamos preparados para ir em busca da nossa primeira vitória no ano. É um jogo difícil, uma equipe que também perdeu na primeira rodada e vai em busca de recuperação – disse o zagueiro David Braz em entrevista após o treino de sexta.
Uma mudança no planejamento não seria novidade neste começo de temporada do Grêmio. Inicialmente, a direção havia anunciado que o clube disputaria as primeiras rodadas com um time formado por garotos, a exemplo do que ocorreu na Recopa Gaúcha contra o Pelotas.
No entanto, Renato Portaluppi optou por mandar os titulares a campo já na estreia. Vale lembrar que o clube teve mudanças na comissão técnica durante a pré-temporada, o que também influenciou na preparação do elenco. A possibilidade de alterar novamente a programação divide quem analisa o início do 2020 gremista.
O narrador da Rádio Gaúcha, Marcelo De Bona, entende que Renato deveria colocar em campo boa parte de seus titulares no Estadual para que estes acumulem entrosamento e ritmo de jogo antes da estreia na Libertadores, em 3 de março, contra o América de Cali, na Colômbia.
— O Grêmio deve ter em Pelotas o time mais próximo possível do ideal. Essa, aliás, precisa ser a fórmula para a temporada toda: preservações pontuais e não de um time todo — analisa De Bona.
Por outro lado, o comentarista dos canais SporTV, Sérgio Xavier Filho, vê a mudança de planejamento como prejuízo para a condição física dos atletas.
Em sua opinião, o desempenho na estreia do Gauchão, contra o Caxias, evidenciou que o grupo precisa de mais tempo para se preparar.
— O melhor seria que o Renato preservasse os titulares. Quando você antecipa um primeiro jogo, atrapalha a preparação para o ano e corre o risco de não ter o resultado esportivo — observa Xavier.
Thaciano
O técnico Renato Portaluppi conta com quase todo o elenco à disposição. As exceções são os jogadores que estão com a seleção sub-23 no Pré-Olímpico e o zagueiro Geromel, que foi submetido a uma artroscopia e só retornará em 30 dias. O meia Thaciano, que ficou no banco contra o Caxias, mas tinha desconforto na perna, treinou normalmente na sexta e volta a ser opção.
O jogo-treino entre Grêmio e Athletico-PR está marcado para a manhã deste sábado, às 11h, na Arena. Antes, às 9h, o grupo que irá enfrentar o Brasil-Pel no domingo trabalhará no CT Luiz Carvalho. A viagem para a zona Sul do Estado ocorre após o almoço.