Com as chegadas do meio-campista Thiago Neves e do atacante Diego Souza, anunciados neste início de semana, o Grêmio alcançará a maior média de idade desde que Renato Portaluppi voltou a comandar o Tricolor, em setembro de 2016. Caso os reforços sejam titulares, o número chegará a 29,4 anos, visto que ambos têm 34 anos. Eles se juntam a outros dois reforços que já são mais experientes, Vanderlei (35) e Victor Ferraz (32), e também a jogadores que já estavam no elenco antes, casos de Geromel e Maicon.
Caso Renato opte por deixar Thiago e Diego no banco, a média se reduzirá. Com Jean Pyerre e Luciano, o número nesta temporada iria para 27,3 anos. Para efeito de comparação, em 2019, a média de idade era mais baixa, com 27,6 anos por jogador — mas saíram da equipe os jovens Léo Gomes e o próprio Jean Pyerre.
Na disputa da Libertadores em 2018, o time titular gremista tinha, até então, a maior média de idade da terceira passagem de Renato no Grêmio: 28,2 anos. A maior experiência se dava, principalmente, pela presença de Maicon (32) e de Cícero (33). Dos 11 titulares, cinco tinham 30 ou mais anos.
No tricampeonato da Libertadores, o Tricolor tinha mais jogadores com mais de 30 anos (6), mas mesmo assim a média de idade gremista era menor: 27,7 anos.
Confira as médias de idade:
2020
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Caio Henrique; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Thiago Neves e Everton; Diego Souza - média 29,4 anos.
2019
Paulo Victor; Léo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Everton; Tardelli - média 27,6 anos.
2018
Marcelo Grohe; Léo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon, Ramiro, Cícero e Everton; Jael - média 28,2 anos.
2017
Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Barrios - média 27,7.
2016
Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan - média 26,7.