O garoto Ferreira aproveitou as oportunidades recebidas na reta final do Brasileirão após o Grêmio ter confirmado a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. O jovem, de 21 anos, mostrou-se mais um bom talento da base tricolor e deu esperança para a torcida de que trilhará um caminho já percorrido por nomes como Luan, Pedro Rocha, Everton e Pepê, atacantes criados no clube que se tornaram peças importantes no elenco principal.
Diante do Cruzeiro, na última quinta-feira (5), Ferreira entrou aos 15 do segundo tempo no lugar de Diego Tardelli e, seis minutos depois, marcou o gol que abriu caminho para a vitória de 2 a 0. Contra o Goiás, nesse domingo, apesar da derrota por 3 a 2, voltou a ser destaque dando assistências para os dois gols do Grêmio, marcados pelos também garotos Patrick e Isaque.
— A ficha não cai na hora. Depois, quando se chega em casa e deita a cabeça no travesseiro, é que se dá conta. Nessa hora você vê que valeu a pena todo o sacrifício — disse o garoto em entrevista a GaúchaZH ao lembrar do gol marcado na Arena contra os mineiros, o seu primeiro no time principal.
Natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, Ferreira chegou ao Grêmio aos 16 anos. Ele jogava em uma escolinha filiada ao clube quando foi chamado para fazer um teste em Porto Alegre. Ainda adolescente, foi aprovado e se mudou para Porto Alegre para morar no alojamento tricolor deixando pai, mãe e três irmãos na cidade sul-mato-grossense.
— Era a felicidade pela realização de um sonho. Para a gente, que é garoto e de onde eu vim, era um sonho, mas, ao mesmo tempo, era tudo novo. Teve o receio da mudança, aquele frio na barriga. Tive de passar por tudo isso no começo — recordou.
O gol e as assistências deixaram uma boa impressão na reta final do Brasileirão. E Ferreira espera aproveitar as chances que deverá receber no início do Gauchão, quando o Grêmio irá usar uma equipe de garotos nas primeiras rodadas. A meta do atacante é apresentar um bom rendimento e cavar espaço na lista de inscritos na Libertadores.
— Pretendo me firmar no próximo ano. O Grêmio deseja ganhar títulos e eu também. Sou novo e tenho fome de títulos, quero ganhar todos. O sonho é sempre chegar à Seleção Brasileira — disse o garoto que assinou neste ano um contrato com o Grêmio até junho de 2021, com multa rescisória de R$ 221 milhões.
Espelho em CR7
Questionado sobre quem é seu ídolo, Ferreira diz não existir um jogador que idolatra. Ele, porém, tem um exemplo: Cristiano Ronaldo. O português é admirado pela sua dedicação. Ferreira ressalta que CR7 deve ser visto como espelho para quem quer crescer na carreira.
— O Cristiano Ronaldo é um cara em que me espelho por ser um atleta, que se dedica fora do campo como se estivesse dentro. Ele treina mais do que os outros, busca crescer — cita.
O drible sempre foi a principal característica de Ferreira. O garoto, porém, deixava a desejar no acabamento das jogadas. Isso atrasou sua subida ao profissional, o que correu apenas em 2019. Antes disso, foi emprestado a São Luiz, de Ijuí, Toledo (PR) e Aimoré.
No time do Vale do Sinos acabou nem jogando por um problema de fascite plantar. Foi depois dessa recuperação que retornou ao Tricolor e começou a ascensão ainda na transição, quando foi artilheiro do Brasileirão de Aspirantes, com 11 gols.
— Ele evoluiu nas finalizações e tomadas de decisão. O Ferreira acreditou no projeto estipulado para ele e trabalhou muito. Se dedicou, trabalhou e aconteceu de ser premiando nesse final de ano. Isso também mostra a importância de ter a categoria sub-23 nesse caminho entre base e principal — aponta o técnico do time de transição Thiago Gomes.
No elenco principal, os conselhos de Renato Portaluppi também são valorizados pelo garoto. Ele cita que o lance do primeiro gol contra o Goiás teve a influência das dicas do treinador.
— O Renato sempre pede para a gente ficar longe do marcador para evitar o impedimento. Ele diz que vamos chegar antes porque temos velocidade. Foi isso que eu fiz para receber o lançamento de Rodrigues — citou sobre o lance em que deu assistência para Patrick.
Ainda é cedo para saber se Ferreira alcançará os objetivos traçados. Mas o garoto deixou uma boa impressão para animar a torcida em seus primeiros passos no time principal.
Os números de Ferreira no Grêmio
No Brasileirão
- 4 jogos - 1 como titular (148 minutos em campo)
- 1 gol
- 3 assistências
Brasileirão de Aspirantes
- 16 jogos
- 11 gols (artilheiro da competição)