O Grêmio poderá priorizar a disputa do Campeonato Brasileiro na próxima temporada. Nos últimos anos, a equipe de Renato Portaluppi vem atuando com time reserva em vários jogos da competição nacional, dando ênfase à Libertadores e à Copa do Brasil. Em 2020, porém, a estratégia pode ser diferente. Afinal, o Tricolor não conquista o Brasileirão desde 1996.
— Acho que é uma questão válida. Muitos torcedores falam comigo na rua que querem conquistar o Brasileiro, pois faz muitos anos que um time do Sul não ganha a competição. É uma questão que podemos pensar com calma no fim do ano. Podemos ver. Acho que vale a pena uma conversa sobre isso — disse o vice de futebol Duda Kroeff.
Desde que Renato assumiu o cargo em setembro de 2016, a estratégia de priorizar as Copas em relação ao Brasileirão vem dando resultado. Afinal, naquele mesmo ano, o time conquistou a Copa do Brasil e, no ano seguinte, levantou o caneco da Libertadores. No entanto, em função disso, a equipe gremista acabou não brigando efetivamente pelo título nacional, limitando-se ao máximo na briga pela vaga no G-4. Isso é o que poderá mudar a partir do próximo ano.
Em 2019, mais uma vez, o objetivo gremista no Campeonato Brasileiro será meramente conquistar a vaga direta à fase de grupos da Libertadores. No entanto, dependendo do que a direção definir ao final do ano, em 2020 o título nacional pode virar a grande prioridade.