Com o grande objetivo do ano conquistado — o acesso à Primeira Divisão do Brasileirão de 2020 —, o Grêmio quer manter em casa a taça do Gauchão. Campeão da edição passada, as gremistas pretendem alcançar o primeiro triunfo na temporada sobre o Inter. Afinal, o time chegam à final com apenas dois tropeços: ambos contra o arquirrival – uma derrota e um empate nos dois clássicos da primeira fase.
Os cenários em cada uma das vezes em que enfrentou o Inter, no entanto, são distintos. Em setembro, pela terceira rodada, uma goleada por 4 a 0 evidenciou o desequilíbrio técnico das duas equipes no momento. A habilidade de Fabi Simões, que retornou após lesão atuando adiantada — e não na lateral direita, como de costume —, se sobressaiu nas disputas contra a defesa gremista. A colorada marcou três vezes diante de um Grêmio que estava em formação para a disputa do campeonato. Na equipe titular, cinco atletas recém-chegadas foram escaladas pela técnica Patrícia Gusmão, que ainda precisou improvisar a lateral-direita Gabizinha no flanco esquerdo.
Dois meses e seis rodadas adiante, a equipe, mais madura, conseguiu equilibrar o embate, que terminou empatado sem gols na casa das gremistas, em Gravataí. Fora os clássicos, soberania tricolor nos outros nove confrontos, com nove vitórias, 61 gols marcados e apenas dois sofridos, contra o Brasil-Far. A missão, agora, é tentar superar o Inter, considerado favorito nos bastidores.
— Sabemos que o Inter está em um patamar superior, pois vem da Primeira Divisão. Decidir o Gauchão em um Gre-Nal valoriza as jogadoras, é mágico. Já conseguimos um título sobre o Inter no Beira-Rio no ano passado, conquistamos o acesso neste ano, então estamos crescendo — avaliou o diretor da modalidade e ídolo gremista, Iúra.
Para a decisão, o Grêmio tem desfalques importantes, já que as atacantes Eudimilla e Marta — que, juntas, somam nove gols — e a lateral-esquerda Gissele foram convocadas para a seleção brasileira sub-20. O trio vinha atuando na equipe titular nas últimas rodadas. Para escolher as substitutas, a técnica gremista fechará os últimos treinos da semana no Vieirão.
Campanha tricolor
Assim como em 2018, o Grêmio chega à decisão do Gauchão Feminino com a segunda melhor campanha geral - atrás apenas do Inter.
11 jogos
9 vitória
1 empate
1 derrota
85% de aproveitamento
61 gols marcados (6 por W.O)
6 gols sofridos