Próximo adversário do Grêmio no Brasileirão, o Ceará está na briga contra o rebaixamento. Na 16ª posição, soma 23 pontos, um a mais do que o CSA, primeiro dentro do Z-4. Com isso, o time de Renato Portaluppi terá mais um desafio diante de um ameaçado à degola, tentando melhorar o desempenho contra equipes da parte de baixo da tabela.
Ao olhar a classificação do campeonato e ver os sete últimos — que hoje lutam diretamente para não cair —, percebe-se um aproveitamento apenas regular do Grêmio em jogos contra esses times.
Diante do Fluminense (15º), por exemplo, os gaúchos foram derrotados nas duas partidas. Em casa, na terceira rodada, sofreram 5 a 4, mas chegaram a estar vencendo por 3 a 0. Mais recente, no Maracanã, revés por 2 a 1, jogando com reservas.
Outro rival que já enfrentou o Grêmio nos dois turnos foi o Avaí (19º). Contra os catarinenses, o Tricolor empatou em 1 a 1 na Ressacada e venceu por 6 a 1 na Arena, em uma das maiores goleadas desta edição do Brasileirão.
Em jogo com o Fortaleza (14º), disputado no Centenário, triunfo por 1 a 0 com gol de Pepê na parte final do duelo. Diante do Cruzeiro, o time gaúcho também conquistou os três pontos, mas com goleada, por 4 a 1, no Independência.
Duas equipes dentro do Z-4 atualmente, CSA (17º) e Chapecoense (20º) somaram um ponto contra o Grêmio. Em casa, os alagoanos ficaram no empate sem gols, enquanto os catarinenses chegaram a estar ganhando na Arena, mas sofreram a igualdade em 3 a 3.
Por fim, o Ceará, adversário tricolor nesta quarta-feira (9), saiu vencedor da partida do primeiro turno. No Castelão, o Vozão fez 2 a 1.
No total, em nove partidas contra os sete últimos colocados do Brasileirão, o Grêmio soma três vitórias, três empates e três derrotas, resultando um aproveitamento de 44,4%. Em um comparativo, essa é a porcentagem de desempenho, em todo o campeonato, de uma equipe de meio de tabela — o Atlético-MG, em 11º, tem 44,9%.
Os jogos do Grêmio contra times da parte de baixo do Brasileirão
2ª rodada — Avaí 1x1 Grêmio
3ª rodada — Grêmio 4x5 Fluminense
5ª rodada — Ceará 2x1 Grêmio
8ª rodada — Grêmio 1x0 Fortaleza
12ª rodada — CSA 0x0 Grêmio
13ª rodada — Grêmio 3x3 Chapecoense
18ª rodada — Cruzeiro 1x4 Grêmio
21ª rodada — Grêmio 6x1 Avaí
22ª rodada — Fluminense 2x1 Grêmio
3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas (44,4% de aproveitamento)