Atração dos estádios na década de 90, as preliminares caíram em desuso desde que a preservação dos gramados das novas arenas virou prioridade para os clubes. Mas a prática pode voltar a dar as caras em 3 de novembro, data em que dois Gre-Nais estão previstos: às 15h, pelo Gauchão feminino, e às 18h, pelo Brasileirão masculino.
Em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, Romildo Bolzan Junior afirmou que o assuntou ainda não entrou em pauta, mas admitiu que aprova a ideia:
— Não discutimos este tema, nem fizemos este debate. Não fomos demandados sobre isso. A sede do futebol do Grêmio realmente é em Gravataí, no estádio do Cerâmica. No momento oportuno, vamos ver. Mas, de repente, pode ser. Sinceramente, não vejo problema, não.
O fato seria histórico: nunca as gurias do Grêmio jogaram na Arena. A casa delas é o Vieirão, em Gravataí, onde as gremistas mandam suas partidas e treinam — algumas, inclusive, moram no alojamento da antiga casa do Cerâmica. A oportunidade, aliás, seria única para que a torcida tricolor veja seu time feminino em Porto Alegre, já que a final do Gauchão será em confronto único, em Ijuí.
Atual campeão gaúcho, o Grêmio conquistou o grande objetivo do ano: a vaga na primeira divisão do Brasileirão. No Gauchão, o time de Patrícia Gusmão é o vice-líder, com nove pontos em quatro jogos. O Inter lidera com 15, com uma partida a mais.
No Twitter, a ideia teve boa aceitação do público: