Já sem contar com o atacante Luan, lesionado, o técnico Renato Portaluppi teve uma nova ausência no treino desta segunda (21) à tarde, o primeiro do Grêmio no Rio de Janeiro. Pelo menos na parte aberta, o volante Maicon não participou do trabalho em campo reduzido.
O jogador ficou na academia do CT do Fluminense, em Jacarepaguá, realizando trabalhos individuais. Não foi divulgado se o meio-campista teve algum problema médico que possa tirá-lo da decisão de quarta-feira (23), contra o Flamengo, pela semifinal da Libertadores. Ao que tudo indica, Maicon foi apenas preservado e não deve ser problema para a partida.
O desfalque mais sério mesmo é o atacante Luan, que está fora do jogo por conta de uma fascite plantar. O atleta inclusive sequer esteve no CT e ficou na concentração, na Barra da Tijuca, realizando tratamento. Apesar de o Grêmio não confirmar oficialmente, o jogador está vetado pelo departamento médico.
O time titular foi esboçado por Renato na primeira parte do treino, com portões fechados. O mistério maior é quem será o substituto de Luan. O meia Thaciano é um dos mais cotados, pois costuma atuar nessa função no time reserva. No entanto, não está descartada a ideia de Diego Tardelli ser recuado para a armação, com André ingressando no ataque.
Uma hipótese mais remota seria a utilização de um esquema com três volantes, com Matheus Henrique e Michel mais recuados e Maicon em um posicionamento mais adiantado. Também relacionado com a delegação gremista no Rio, o garoto Patrick é outro atleta que atua naquele setor. No entanto, até por ser bastante jovem, deve ser opção no banco de reservas.
O provável time do Grêmio para o jogo contra o Flamengo tem: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Thaciano (André) e Everton; Tardelli.
Quando os portões do treino no CT do Fluminense foram abertos, os jogadores realizavam uma atividade em campo reduzido, sem esboço de escalação. Além da ausência de Maicon, chamou atenção que o meia Jean Pyerre fazia trabalhos individuais com bola, separado dos demais. Voltando de lesão muscular, o jogador ainda não retornou aos trabalhos com o grupo e, na melhor das hipóteses, ficará no banco de reservas no Maracanã.
Nesta terça (22) à tarde, também no CT do Fluminense, o Grêmio realizará o último treino antes da decisão. Mais uma vez, os portões serão fechados. Tudo para manter o mistério.