O Grêmio insistiu, criou e construiu. O Corinthians defendeu, resistiu e até contra-atacou. O confronto entre dois times antagônicos, da posse contra a marcação, da proposição contra a reação pela 23ª rodada do Brasileirão terminou em igualdade sem gols. Exatamente como no primeiro turno.
O técnico Renato Portaluppi elogiou a exibição de sua equipe, apesar do 0 a 0 que manteve o time em oitavo lugar na tabela de classificação. Deu méritos aos corintianos, segundo ele uma equipe bem treinada e que soube ler a partida da Arena. As trocas que o treinador promoveu (Léo Moura por Galhardo, Maicon por Michel e André por Tardelli) tiveram como explicação a questão física.
— É normal mexer em três, quatro peças. Jogamos três dias atrás, é normal cansar, são humanos — justificou o treinador.
Mas análises à parte, o que marcou a repercussão por parte de Renato foram as declarações sobre André e Luan. O camisa 7 teve atuação elogiada contra o Flamengo e até na de sábado (5), contra o Corinthians. Mas ao ser perguntado sobre isso, Renato não poupou palavras:
— Luan precisa melhorar muito ainda, está longe de ser aquele Luan. Ele precisa ser equiparado a ele mesmo. Melhorou porque estava muito mal, a verdade precisa ser dita. Ele está correndo mais porque está treinando mais — comentou.
O elogio misturado à crítica para o meia-atacante contrapôs a defesa quase paternal ao centroavante André. A questão era sobre uma eventual "insistência" de Renato, e a resposta foi:
— Tem uma perseguição ao André. Tem jogador do Internacional que ficou 20 jogos sem fazer gol e não teve essa pressão toda ( dando uma indireta sobre a situação do colorado Nico López). André vai nos ajudar e na hora em que eu achar que precisa, ele vai jogar — disparou.
Na quarta-feira, o Grêmio viaja para ser mandante do jogo contra o Ceará. Como a Arena estará cedida para o show do Iron Maiden, o Tricolor jogará em Caxias pela 24a rodada.
Apesar do óbvio prejuízo de não atuar em casa, a direção minimizou. Tanto o presidente Romildo Bolzan quanto o vice de futebol, Duda Kroeff, garantiram que o gramado do Estádio Centenário está em ótimas condições para receber o confronto.
Everton, suspenso e a serviço da Seleção, desfalca a equipe. Kannemann e Matheus Henrique, também convocados, estão fora. Os três retornam contra o Bahia na 26ª rodada.
O volante, aliás, interrompeu a entrevista de Renato para se despedir e agradecer ao treinador.