O técnico Renato Portaluppi destacou a importância do bom resultado do Grêmio, na manhã deste domingo (8), para elevar o moral de seus comandados depois de uma semana complicada. De acordo com o treinador gremista, a eliminação na Copa do Brasil ainda incomoda os jogadores, mas a goleada por 4 a 1 sobre o Cruzeiro mostra o grande poder de reação do grupo tricolor.
— Foi importantíssimo (o resultado). Ano passado também fomos eliminados na semifinal da Libertadores, viemos aqui em um poder de reação e vencemos o Atlético-MG por 1 a 0. Uma eliminação que o grupo ainda está sentindo um pouco, mas tivemos um poder de reação muito bom. Não é fácil vir aqui e derrotar o Cruzeiro da maneira que conseguimos — ressaltou em coletiva de imprensa, após a partida na Arena Independência.
Em 10° lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos somados. Renato ainda falou sobre as chances de título do Grêmio na competição, que, segundo ele, o Tricolor não deixou de lado:
— Grêmio nunca desistiu do Campeonato Brasileiro. O Grêmio estava em três competições. É difícil entrar a cada três dias em campo. Sempre falei para vocês que sou louco para ganhar o Campeonato Brasileiro. Está difícil, a distância é muito grande, mas não é impossível.
A equipe de Renato embarca para Porto Alegre em voo fretado ainda neste domingo, às 16h30min. Com uma semana para trabalhar, o próximo confronto do Tricolor será contra o Goiás, na Arena, no domingo (15), às 16h.
Confira outros trechos da entrevista de Renato:
Mais sobre a partida em Belo Horizonte
Nossa equipe se comportou muito bem, não deu muitos espaços ao Cruzeiro, criou várias oportunidades de gol. No final, coloquei o Luan no lugar do Michel, criamos mais algumas oportunidades. Coloquei minha equipe para frente para fazer até o quinto ou o sexto gol. A gente respeita nossos adversários, mas se a gente forçasse um pouco mais poderia fazer mais um ou dois gols. O comportamento da equipe foi muito bom, principalmente se tratando ser depois de uma eliminação.
Sobre a estratégia diante do Cruzeiro
Eu conversei bastante com meu grupo ontem (sábado, 7) dizendo que precisaríamos aproveitar a situação do Cruzeiro, que é delicada. Rogério Ceni tem um grande grupo, uma grande torcida, joguei aqui e sei da grandeza desse clube. Mas ele está chegando agora, colocando em prática a posse de bola, não vai ser da noite para o dia que a equipe vai conseguir. Então, pedi para meus jogadores marcarem em cima, para roubar a bola e ficar a maior parte do tempo no campo do adversário. Sempre tentamos tirar proveito do ponto fraco do adversário e deu certo.
Sobre ser o melhor futebol o Brasil
Acho que a performance está aí, principalmente depois de uma eliminação daquelas. Fomos eliminados e quatro dias depois o Grêmio deu essa exibição. Grande resultado contra um grande adversário. Não vou ficar mais falando aqui que é o melhor futebol do Brasil. O Flamengo é uma seleção, vem jogando grande futebol nos últimos quatro meses, e o Grêmio vem a três anos jogando desta forma e conquistou vários títulos.