Grande nome do futebol brasileiro nos anos 90, o ex-volante argentino Alejandro Mancuso está prestes a virar treinador. Em entrevista ao programa Planeta Bola, da Rádio Gaúcha, o ex-jogador revelou que está em tratativas para comandar um clube brasileiro. O seu grande espelho é o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi.
— Tem uma possibilidade no futebol brasileiro. Estamos conversando. Daqui a pouco vocês vão ficar sabendo. Tomara que dê tudo certo. Estou me preparando, estudando muito e vendo muito futebol. O Renato é um espelho para mim. Quando vejo a sua personalidade, a forma como ele monta o time e o seu estilo, noto que é o que eu gostaria de fazer — disse Mancuso, que não quis revelar o nome do clube com o qual mantém negociações.
O ex-volante defendeu no Brasil o Palmeiras, o Flamengo e o Santa Cruz. Na Argentina, atuou em clubes importantes, como Boca Juniors, Vélez Sarsfield e Independiente. Na Copa do Mundo 2010, Mancuso foi auxiliar técnico de Diego Maradona na seleção argentina. Na carreira de treinador, no entanto, a referência será Renato Portaluppi.
— Eu adoro o planejamento e a forma de jogar do time do Grêmio. O Renato está fazendo um trabalho maravilhoso. Não sei se ele está sendo reconhecido à altura pelo trabalho que está fazendo. Todo ano ele chega. Mesmo quando o clube vende um jogador, ele continua com o mesmo trabalho. Para mim, é um trabalho incrível — completou.
Aos 51 anos, Mancuso está na Espanha, acompanhando o filho, o volante Gianluca Mancuso, 21 anos, que acabou de acertar com o Valladolid, clube que tem Ronaldo Nazário como principal dono. Da Europa, por telefone, o agora treinador argentino mantém contatos com um misterioso clube brasileiro.