Na noite deste sábado (17), na Arena, Grêmio e Palmeiras empataram em 1 a 1 pelo Brasileirão, no que foi a primeira de três partidas entre as duas equipes nos próximos dias. A sequência prevê dois confrontos pelas quartas de final da Libertadores. Na terça-feira, novamente em Porto Alegre, ocorre o jogo de ida.
Em entrevista coletiva após o empate, Renato Portaluppi falou sobre os duelos seguintes. Ele conversou com o técnico Felipão ao final da partida, visto que o comandante palmeirense reclamava muito da arbitragem.
Na sua coletiva, inclusive, o treinador do clube paulista destacou a arbitragem "de fora" que apitará o confronto da Libertadores — o argentino Patricio Loustau foi o sorteado.
— Acho que cada árbitro tem sua maneira de apitar. Quando terminou o jogo, falei "calma, Felipão, fica tranquilo que terça tem mais" — brincou Renato. — Quanto a arbitragem, que nem treinador, brasileiro tem mania de falar que os de fora são melhores que os daqui. Não são melhores. Temos grandes treinadores e grandes árbitros aqui no Brasil. Um ou outro erra, os de lá também erram. Muitos jogos o Grêmio perdeu e eu elogiei a arbitragem. Acho que a arbitragem brasileira é muito boa. Sempre torço que o árbitro venha e apite da melhor maneira possível — completou.
Outro tema abordado com Renato, visando os jogos da Libertadores, foi o gol fora. Pelo Brasileirão, o Grêmio sofreu um gol em casa, e, na competição continental, diferente da Copa do Brasil, é usado como critério de desempate.
— Antes mesmo desse jogo já tinha falado do gol qualificado, coisa que não tem na Copa do Brasil. A equipe toda do Palmeiras é muito boa, e eles são letais. Lógico que vamos tomar os cuidados, mas eles também vão tomar cuidado com o Grêmio. São duas grandes equipes, um clássico pelo tamanho dos clubes. Qualquer um pode passar para a próxima fase, mas pode ter certeza que teremos muitas emoções nos 180 minutos. A gente sabe que tem gol qualificado e vamos procurar evitar — afirmou o treinador.
Autor do gol que abriu o placar na Arena, Dudu foi um dos destaques da partida do lado do Palmeiras, levando a melhor em muitos confrontos diretos com o lateral-esquerdo Cortez. O comandante gremista elogiou o atacante, e disse saber como tentar neutralizar o jogador.
— Dudu é um grande jogador, a nível de seleção, muito inteligente. Pela qualidade dele, teve espaço, que no segundo tempo não teve mais. O que a gente vai fazer é o que fez no segundo tempo, para que possamos tirar o máximo de espaço dele. É um jogador diferenciado. Se der mole, é um jogador que vai decidir — salientou Renato Portaluppi.
Após empatarem pelo Brasileirão, Grêmio e Palmeiras se reencontrarão na terça-feira pela Libertadores. O jogo de ida das quartas de final, na Arena, ocorrerá às 21h30min.