O técnico Renato Portaluppi ficou satisfeito com a atuação do time reserva do Grêmio na vitória de 2 a 1 sobre o Athletico-PR neste sábado (24), na Arena, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante das perguntas que projetavam a partida de volta da Libertadores contra o Palmeiras, o treinador optou por desviar o assunto e ressaltou que o momento é para desfrutar do resultado diante dos paranaenses.
— Não quero falar do jogo de terça-feira. Quero curtir a vitória de hoje (sábado), que foi sobre um adversário difícil e bem armado. Dei os parabéns para eles porque a gente enfrentou uma grande equipe. O Athletico está bem classificado no Brasileirão e nós conseguimos fazer um grande jogo. Hoje, a gente curte a vitória e a partir de domingo pensa no time que vai entrar em campo (em São Paulo) — declarou Renato ao ser perguntado sobre alterações que pode fazer na equipe para terça-feira, contra o Palmeiras.
Renato seguiu citando a dificuldade que o Grêmio tem por disputar três competições neste segundo semestre. Ele chegou a dizer que uma eventual queda em alguma das disputas não poderá ser encarada como um fracasso do planejamento do clube.
— A vitória é sempre importante porque estamos em três competições difíceis. Em qualquer competição que venha a vitória, ela sempre é bem-vinda. Estamos a três dias de uma decisão importante e precisávamos somar pontos. É muito difícil em agosto, quase no final do ano, jogar três competições, é cansativo demais. Mesmo assim, o Grêmio vem lutando nas três. A cada três dias você entra em campo, mas o Grêmio vem bem nas três — afirmou.
— A gente corre o risco de ficar para trás em alguma, mas é um risco que se corre. Trabalhamos em um clube grande, que disputa todas as competições. É muito difícil, mas o mais importante hoje foram os três pontos, que dão tranquilidade — completou.
O Grêmio quebrou neste sábado uma sequência de cinco jogos sem vencer no Brasileirão. O Tricolor volta a campo na terça-feira, às 21h30min, para encarar o Palmeiras no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Após perder na Arena por 1 a 0, o time gaúcho precisará pelo menos devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis.
Confira outros trechos da entrevista de Renato Portaluppi:
Proposta por Luan
“O Luan é problema da diretoria. Eu não sei o que passa, só tenho escutado. Quem decide é a diretoria do Grêmio. Minha preocupação é com o grupo. Essa parte de venda não cabe a mim, cabe ao presidente e à diretoria”.
Atuação de Diego Tardelli
“O Tardelli foi muito bem novamente apesar de ter perdido o pênalti. Ele se movimentou, criou espaços para os companheiros e foi bem, assim como toda a equipe. Sempre digo que o jogador tem de estar preparado. Quando ele é chamado, tem de mostrar por que é jogador do Grêmio. Eu não treino um time, mas sim um grupo. Quando o jogador entra em campo, ele deve saber o que fazer”.
Decisão de Tardelli bater o pênalti
“Eu não gosto de tirar a confiança do jogador. O Tardelli pediu para bater e estava confiante. Ele bateu um pouco diferente do que costuma treinar. Falei com ele depois do jogo, falei que ele não bateu como costuma bater”.
Versatilidade de Thaciano
“A versatilidade dele é muito boa. Às vezes, você muda o esquema sem trocar o jogador. Ele é um jogador que se sente confortável em qualquer posição que for colocado. Ele tem força para voltar, fechar o espaço e marcar. O que eu cobro muito dos meus volantes é marcar e chegar na área do adversário. Ele foi muito bem hoje e fez o gol. Essa versatilidade dele é muito importante. O jogador quando só cumpre uma função fica fácil para o adversário”.
Ouça a entrevista do técnico Renato Portaluppi: