O atacante Everton é o jogador mais próximo de deixar o Grêmio e ir jogar no futebol europeu. Porém, próximo do fechamento das principais janelas europeias, o atacante de 23 anos, destaque da Seleção Brasileira na Copa América, parece aguardar uma melhor oferta para sair de Porto Alegre.
De acordo com o colunista Eduardo Gabardo, não há como ter certeza de que Everton sairá do Grêmio nesta janela. O jogador procura um clube onde ele tenha espaço para jogar, sem que fique muito tempo no banco de reservas. Além disso, a multa rescisória para tirá-lo do tricolor é de 80 milhões de euros (pouco mais de R$ 340 milhões), e o departamento de futebol gremista só aceita negociar os seus 50% de direitos econômicos por 40 milhões de euros (cerca de R$ 170 milhões).
Após terminar a Copa América como titular da Seleção Brasileira comandado por Tite, o atacante gremista tem noção de que vive um momento único na sua carreira. O clube que esteve mais próximo de contratá-lo foi o Arsenal, da Inglaterra. Porém, com o anúncio de Nicolas Pépé, atleta marfinense que estava no Lille-FRA, pela equipe londrina, Everton se viu mais longe do futebol inglês.
A janela de transferências para a Inglaterra encerra na próxima quinta-feira (8), o que dificulta muito as negociações dos clubes da terra da rainha com o tricolor. Outros grandes mercados do futebol europeu seguem abertos, como por exemplo a Espanha, Alemanha, França e Itália.
Fachamento da janela de transferências:
- Inglaterra — 8/08
- Itália — 2/09
- França — 2/09
- Espanha — 2/09
- Alemanha — 2/09