O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, participou neste domingo (18) de um evento do PDT em Canela, na serra gaúcha, em que ouviu das principais lideranças do partido pedidos para concorrer ao governo do Estado em 2022. Durante o encontro, Ciro Gomes, que foi candidato da sigla à Presidência da República em 2018, fez elogios à administração do dirigente no clube gaúcho e disse que Romildo é exceção no que chamou de "pardieiro de pilantras" do futebol.
— O Romildo é um dos melhores e mais preparados quadros da política brasileira. Ele tem uma tarefa neste momento, e o foco nesta tarefa faz com que ele não possa ser faccioso e partidário. Ele tem compromisso de administrar no futebol brasileiro, que é um pardieiro de pilantras e ineficiência. O futebol brasileiro é uma esculhambação só. E o Grêmio é uma exceção extraordinária. O Grêmio tem sobra de taxa — discursou Ciro Gomes, que brincou com o fato de o atacante Everton ser cearense como ele.
—Ele (Romildo) conta com a colaboração do Ceará, que mandou o Cebolinha para cá — disse, arrancando risos de Romildo Bolzan.
O presidente gremista também discursou no evento, mas evitou aprofundar-se na possível candidatura ao Piratini. Romildo admitiu que o assunto será debatido em algum momento, mas afirmou que, atualmente, seu objetivo está na disputa de títulos que o Grêmio tem dentro do campo.
— Me sinto, sim, com um profundo compromisso com o nosso partido. Vai chegar um momento em que esse debate (a candidatura) vai vir. Quero dizer que estarei junto com todos. Não sei o que vai acontecer. O momento disso irá acontecer, mas, neste momento, me desculpem os colorados, nós queremos ser campeões da América e do Brasil — declarou.
A relação de Romildo Bolzan com o Grêmio gerou outras brincadeiras durante o evento. Ao anunciar o dirigente, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que o a candidatura vai unir também os colorados, que vão querer tirar Romildo da presidência do Tricolor:
— Sei que ele vai se constranger muito, mas é problema dele. Ele é filiado ao partido. Chamo (à mesa) o futuro governador do Rio Grande, Romildo Bolzan Júnior. Não depende da tua vontade, irmão. Não depende do Grêmio, nem do Colorado. Depende do povo gaúcho. Vem para a mesa, Romildo! O Pompeu (de Mattos, deputado federal pelo PDT) me fala que o pessoal do Colorado vai votar no Romildo para ele sair do Grêmio, e o pessoal do Grêmio vai votar nele porque acha que vai levar vantagem com isso. Então, ele vai unir os dois.
O mandato de Romildo como presidente do Grêmio vai até o final do ano. Em razão de uma mudança no estatuto do clube, ele poderá concorrer para um novo mandato de três anos, que terminaria no fim de 2022. A eleição para governador vai ocorrer no segundo semestre de 2022, e o mandato começaria em janeiro de 2023.
Confira o trecho do discurso de Romildo Bolzan Júnior: