Na Libertadores, o Grêmio vive situação complicada, precisando reverter, fora de casa, a vantagem do Palmeiras construída no jogo de ida das quartas de final. No entanto, nas estatísticas da Conmebol, a equipe se destaca em alguns quesitos, tendo dois jogadores liderando os rankings: Everton e Maicon.
O atacante aparece em primeiro nos dribles, com 40. O que chama a atenção é a considerável diferença em relação aos segundos da lista — Ignácio Fernández, do River Plate, e Alejandro Silva, do Olímpia, têm 26.
O Cebolinha também está entre os que mais finalizam, com 14, uma a menos do que o líder. Nesse quesito, consta o nome do gremista Jean Pyerre, com 12 arremates.
O capitão Maicon é outro que lidera uma estatística da competição continental. O jogador ocupa o primeiro em passes certos, com 592. Enzo Pérez, do River Plate, vem na sequência, com 570.
Nos números de posse de bola, o time do Grêmio fecha o top 5. Em média, a equipe tem 59,3%. O líder do ranking, que também tem o Flamengo, é o River Plate, com 61,9%.
O próximo compromisso do Grêmio na Libertadores, contra o Palmeiras, pela volta das quartas de final, ocorre na terça-feira (27), às 21h30min, no Pacaembu. Na ida, na Arena, vitória do time paulista por 1 a 0.