O empate por 1 a 1 com o Bahia nessa quarta-feira (10), na Arena, deixou o Grêmio com a necessidade de vencer o jogo de volta, em Salvador, na próxima semana para chegar à semifinal da Copa do Brasil. A situação não é nova para o Tricolor, que tentará pela primeira vez uma classificação após empatar em casa um primeiro jogo de mata-mata neste ciclo sob o comando de Renato Portaluppi.
Desde que Renato retornou, em setembro de 2016, o Grêmio teve dois mata-matas em que empatou o jogo de ida na Arena - Gauchão de 2017 com o Novo Hamburgo e na Copa do Brasil de 2018 diante do Flamengo. Em ambas o placar também foi por 1 a 1 em Porto Alegre e o Tricolor acabou eliminado nas partidas de volta.
Em 2016, na semifinal do Gauchão, Grêmio e Novo Hamburgo empataram novamente por 1 a 1 no jogo de volta, no Estádio do Vale, mas o time do Vale do Sinos acabou levando a melhor nos pênaltis. Já em 2018, o Flamengo venceu o confronto de volta, no Maracanã, por 1 a 0 e avançou para a semifinal da Copa do Brasil.
Grêmio e Bahia voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 19h15min, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Qualquer empate levará a decisão para os pênaltis. Quem vencer no tempo normal garantirá vaga na semifinal da Copa do Brasil para enfrentar Flamengo ou Athletico. O primeiro confronto entre cariocas e paranaenses terminou em 1 a 1, em Curitiba.