O gramado da Arena do Grêmio vem sendo bombardeado durante a Copa América com críticas de astros do futebol mundial, como Luis Suárez e Lionel Messi. Após os jogos do Uruguai e da Argentina, buracos e falhas puderam ser vistas no campo nas partidas da competição. A Arena Porto-Alegrense, gestora do estádio, aponta o "clima" e o "uso excessivo" como as causas para a má qualidade da grama.
Além de Messi, que afirmou que o campo "não estava bom", e Suárez, que disse que o gramado "não estava em bom estado", o técnico do Catar, o espanhol Félix Sánchez, foi mais contundente. Após a derrota para a Argentina, o treinador declarou que o terreno estava "muito ruim para uma competição deste nível".
Segundo divulgado pela Arena, em nota, o gramado utilizado nesta época do ano é específico para se desenvolver no inverno. No entanto, como as temperaturas em Porto Alegre estão mais elevadas do que o esperado, a grama está apresentando desgaste acima do normal. Além disso, a gestora do estádio aponta o uso excessivo, para treinos e jogos da Copa América, como um agravante para o atual estado do terreno.
Preocupado com a má qualidade do gramado, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, visitou a Arena na manhã desta segunda (24) e não gostou do que viu. O Brasil jogará no estádio gremista nesta quinta (27), pelas quartas de final, contra adversário ainda indefinido.
O Comitê Organizador Local (COL) da Copa América se manifestou em nota sobre o estado do gramado e citou, além do calor fora de época e da incidência de sombra sobre o campo, o fato de que o alto volume de chuvas em maio também não colaborou na manutenção do piso.
Sobre as condições do gramado da Arena do Grêmio, o COL informa que:
- Ele encontra-se nivelado e com cobertura de grama em toda a sua extensão, apesar da conjunção de fatores que trazem um desafio adicional à manutenção.
- Logo após a partida entre Catar x Argentina, às 19h, a equipe de manutenção imediatamente fez aplicação de adubo líquido.
- Nesta segunda-feira, após o período de atuação do adubo, foram feitas correções de buracos e danos no campo, normais após uma partida.
- Outra medida adicional tomada é a utilização ininterrupta de luz artificial, assim como a plantio de semente Ryegrass pré-germinada. A Arena do Grêmio é o estádio com maior incidência de sombra no campo de jogo no Brasil, especialmente durante o inverno quando áreas do gramado não são iluminadas diretamente pelo Sol.
- Outro ponto é que Porto Alegre enfrentou o mês de maio mais chuvoso nos últimos 35 anos. Maio também foi o mais quente na cidade desde 2012. Tais condições não favoreceram o desenvolvimento ideal da semente Ryegrass, um reforço para se enfrentar o período de baixas temperaturas, especialmente no Sul do país.
O Comitê Organizador Local segue trabalhando para que o gramado esteja nas melhores condições para a partida das quartas-de-final, nesta quinta-feira, dia 27.
Confira a nota divulgada pela Arena Porto-Alegrense:
A Arena do Grêmio esclarece que as condições do gramado dependem de algumas variáveis. A combinação de duas delas em particular tem retardado a recuperação plena do mesmo:
A primeira e mais importante é relacionada ao clima. A Ryegrass (grama utilizada no inverno) se desenvolve melhor em temperaturas mais baixas, o que não está ocorrendo em Porto Alegre neste período. Aliada ao sombreamento do inverno (metade do campo), as temperaturas estão mais elevadas, retardando o desenvolvimento da mesma e a sua recuperação pós atividades.
A segunda refere-se justamente à frequência do uso do gramado: pelas características da competição, durante o período de 14 a 23 de junho, o gramado foi utilizado em sete ocasiões (três partidas, um treino de reconhecimento e três treinos de aquecimento no pré-jogo). Os treinos exigem muito do gramado e o afetam de forma heterogênea, apresentando mais desgastes em algumas áreas do campo, dependendo das atividades realizadas.
Estas duas variáveis em concomitância tem contribuído para uma recuperação mais lenta do nosso gramado. Estaremos empenhados e realizando os manejos adequados para alcançar as condições necessárias para a pratica do melhor futebol em nossa arena.